[FOTO] Eslah Attar/NPR
History in the making: Rakim fez a sua estreia no Tiny Desk, da NPR, e trouxe uma banda de luxo para o acompanhar (destaque para os excelsos Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad) na interpretação ao vivo de três temas da sua discografia.
Apesar de não ser totalmente unânime, Rakim é muitas vezes escolhido para encabeçar a lista de melhores MCs da história do hip hop. Ao lado de Eric B., William Michael Griffin Jr. assinou quatro discos clássicos, matéria de estudo obrigatório para quem decide folhear os manuais do rap pelas primeiras vezes. A solo, Rakim editou apenas quatro álbuns em mais de três décadas de actividade e não tem sido tarefa fácil encontrar música nova por parte do rapper de Long Island, Nova Iorque.
“King’s Paradise” quebrou um silêncio de quase dez anos. A convite de Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad, Rakim voltou a apresentar-se a solo numa faixa que integra a banda sonora da segunda temporada de Luke Cage. A estreia de Rakim ao vivo nos escritórios da NPR teve como principal motivo esse “King’s Paradise”. Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad, os produtores e curadores da BSO de Luke Cage, acompanharam a estreia do veterano MC no formato Tiny Desk, inseridos numa banda que também contou com Jack Waterson, David Henderson, Loren Oden, Saudia Mills, Angela Munoz, Stephanie Yu, Bryan Hernandez-Luch, DeAndre Shaifer, Jordan Pettay, Joi Gilliam e Christone “Kingfish” Ingram.
Além de “King’s Paradise”, Rakim aproveitou a ocasião para apresentar dois clássicos, “Paid In Full” e “Know The Ledge”, que criou a meias com Eric B., companheiro de velhas batalhas que voltou a escudá-lo na nova digressão da dupla, a primeira em 25 anos.
Eric B. & Rakim dão a primeira entrevista conjunta em muitos anos à Rolling Stone