[FOTOS] Direitos Reservados
Recentemente, Márcio Rosa revelou no YouTube um trailer que aponta o caminho para um projecto que abraçou com total espírito de missão: o de investigar as raízes da cultura hip hop nacional. Ao Rimas e Batidas, o realizador, guionista e autor deste projecto revela agora mais alguns detalhes importantes de Raíz do Rap Tuga.
“O meu documentário Raíz do Rap Tuga é sobre as origens do Hip-Hop Português, mas mais focado no elemento musical desta cultura”, começa por explicar. “Sendo residente do Miratejo desde nascenca, fui desde muito cedo educado sobre os pioneiros do rap português, alguns dos quais até se tornaram amigos pessoais mais tarde. Isto beneficiou-me de várias maneiras, tal como o acesso a informação sobre o assunto em questão e outros contactos importantes. Como a cultura do Hip-Hop é mais que uma paixão para mim, quis contribuir para algo positivo, então decidi usar os meus skills como Graphic Designer num projecto que pretende educar-nos a todos”, avança então Márcio Rosa, revelando os propósitos profundos da sua missão.
“O meu foco foi a minha zona, Miratejo (Almada, Margem Sul), porque depois de pesquisar, não encontrei referências anteriores. Tive o prazer de entrevistar pioneiros como os Onequal/Líderes da Nova Mensagem – um dos elementos é meu tio, o MC Pio”, revela o autor. “O General D que lançou o primeiro videoclip de Hip-Hop Português, membros do grupo Black Company, Bambino e Makkas, e até o Manager deles na altura, Hernani Miguel. Também o Pump G, Sanryse, PSK e Bdjoy”, clarifica ainda o realizador dando-nos uma ideia bem clara do fôlego documental do seu projecto.
“Fiz questão de filmar a maioria das entrevistas em locais históricos, que são referências de alguns acontecimentos falados. E tambem usei imagens captadas na altura”, adianta ainda, confirmando que o seu filme terá por isso preciosas imagens de época que ajudarão a pintar um quadro bem mais nítido deste verdadeiro “big bang”.
“A cultura do Hip-Hop expressa assuntos como a politica, violencia, sexo e drogas”, prossegue o realizador. “Este documentário retrata como os portugueses e os imigrantes em Portugal lidaram com estes mesmos assuntos. Planeio exibir o documentario online, ainda este ano. Sozinho consegui produzir um projecto de qual me orgulho muito e espero que seja apreciado pela audiência”.
Raiz do Rap Tuga ainda não tem data de estreia definida, mas o Rimas e Batidas estará em cima de qualquer nova informação que venha a ser disponibilizada.