[FOTO] Vera Marmelo
Moon Field é o título mais recente na vasta discografia do músico e produtor Rafael Toral, nome central da mais avançada cena experimental portuguesa. A edição acontece já no dia 6 de Outubro através da etiqueta australiana Room40, pertença de Lawrence English e casa de projectos de gente como Tim Hecker, Janek Schaefer ou, entre tantos outros (o catálogo estende-se por dezenas de edições), David Toop.
Neste novo álbum, que reúne três longos temas, Rafael Toral “explora novo território”, garante-se na página do lançamento. “É a sua primeira edição a avançar para lá da sua série Space Program” explica-se, garantindo que se pode encontrar aqui o arranque de um período transitório para uma nova fase criativa do músico português.
“Moon Field foi originalmente composto para ser tocado ao vivo numa configuração do Space Collective 3″, explica Toral no press-release. “Com Ricardo Webbens nos synths modulares, Riccardo Dillon Wanke no piano eléctrico e eu mesmo em instrumentos electrónicos. Enquanto trabalhava na peça ela revelou uma estranha qualidade a pairar, uma espécie de estase. está viva e acordada, como toda a música recente do Space Program, mas não parece querer ir a lado algum. A música queria algo muito peculiar e eu mudei-a muito como reacção a isso. E também revelou o que me parece uma espécie de sentimento nocturno, como se estivéssemos a escutar sinais extra-terrestres através de satélites que atravessam o céu nocturno, sob a luz da lua”.
Entretanto, Rafael Toral apresenta-se em Novembro próximo, no dia 18, com o seu Space Quartet, na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.
(Entradas: 8€ | Bilhetes disponíveis na Flur Discos, Tabacaria Martins e ZDB (segunda a sábado 22h-02h) | reservas@zedosbois.org)
Moon Field está disponível em CD e versões digitais.