pub

Questlove, DJ Shadow ou Pete Rock homenageiam David Axelrod

David Axelrod morreu ontem, dia 5 de Fevereiro, aos 83 anos e o hip hop reagiu em conformidade com a importância do produtor para a formação do som do género.

O músico e produtor de Los Angeles nasceu em 1933 e lançou mais de uma dezena de álbuns entre 1968 e 2004, destacando-se o álbum de estreia, Songs of Innocence, disco que lhe trouxe algum sucesso depois de alguns anos a compor e a produzir outros músicos como por exemplo Cannonball Adderley, saxofonista de jazz.

Apesar da qualidade do seu trabalho – os seus arranjos deambulavam entre o rock, r&b, soul e o jazz sem nunca dispensarem a elegância e complexidade de elementos orquestrais – , o hip hop deu-lhe um novo boost na carreira através utilização de samples de elementos da sua música por ilustres como DJ Shadow, Dr. Dre, DJ Premier, Pete Rock, Wu-Tang Clan, Lil Wayne, Earl Sweatshirt, Joey Bada$$, Mos Def, J Dilla, Eminem, Cypress Hill, entre tantos outros. Para uma noção da influência de Axelrod na produção rap, basta consultarem a página do WhoSampled.

A Mo’ Wax, editora que revelou ao mundo DJ Shadow, chegou mesmo a recuperar David Axelrod para a actualidade quando lançou, em 2001, um álbum homónimo que teve como consequência aliás algumas importantes apresentações ao vivo de onde resultou o DVD ao vivo no Royal Festival Hall.

 



 

As reacções dos artistas surgiram imediatamente após o anúncio do desaparecimento de David Axelrod e podem ser vistas abaixo:

 


RIP David Axelrod! Died today ????

Uma foto publicada por Pete Rock (@realpeterock) a

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos