pub

Publicado a: 27/10/2017

Queres representar a tua comunidade?

Publicado a: 27/10/2017

[TEXTO] Alexandra Oliveira Matos [FOTO] Direitos Reservados

E se surgisse a oportunidade de subir a um palco grande em Lisboa para rimar, fazer beatbox, grafitti ou breakdance? Quem seriam os corajosos? A Associação Sons da Lusofonia (ASL) está a lançar este desafio. No âmbito do projecto Modo Portátil – Cidadania em Acção, que surge do desafio lançado pelo Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, há, no dia 25 de Novembro, uma audição na Biblioteca Municipal de Marvila, em Lisboa. As inscrições para participar nesta iniciativa estão abertas até ao dia 17 de Novembro. É também possível assistir gratuitamente às prestações dos inscritos, que decorrem a partir das 15 horas.

Já sabemos que, pelo menos, na plateia vão estar o saxofonista Carlos Martins, coordenador artístico de todos os projectos da ASL e Presidente da mesma associação, e também Francisco Rebelo, o dono do baixo nos Orelha Negra. Aliás, este último é também coordenador da Oficina Portátil de Artes (OPA), projecto também da Associação Sons da Lusofonia, que tem “dinamizado a construção de uma rede de trabalho entre bairros que permite aos jovens aceder a ferramentas e práticas artísticas cruzando amadores com profissionais e permitindo uma formação acompanhada”, explica a ASL. Entre os formadores da OPA estão nomes como Valete, NBC, General D e Dj X-Acto.

A Oficina Portátil de Artes contribui neste dia 25 de Novembro, o dia da audição, também como um apoio e com a presença de alguns alunos. O Modo Portátil – Cidadania em Acção está há já algum tempo nas ruas a “mapear” Lisboa criando “um programa de actividades sociais e artísticas” que têm como intenção “solidificar espaços de vivências em comunidade”, assegura a ASL. O hip hop, claro, não podia ficar de fora deste mapa artístico lisboeta.

Esta audição é lançada “como uma oportunidade de revelar novos talentos, diferentes formas criativas de intervenção no espaço público e artístico”, sublinham. A rima certa no auge deste beat, como quem diz “a cereja no topo do bolo”, será “a realização de um grande evento comunitário na cidade de Lisboa”, garante a associação. Por agora, apenas uma semana após a abertura das inscrições, já existem 15 candidatos.

 


cartaz

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos