O novo trabalho de Linda Martini intitula-se Passa-Montanhas e é editado no início do ano que vem, dia 24 de Janeiro.
O álbum tem vindo a ser antecipado com os singles “Uma Banda”, “Faz-se de Luz” e “A Cantiga É”, que nos ajudam a mapear a sonoridade e identidade daquele que será o sucessor de ERRÔR (2022). Segundo refere a banda num comunicado, “há uma ideia persistente ao longo das novas canções: conversar melhor. Talvez seja essa a procura quando quatro pessoas se fecham voluntariamente numa sala e esperam sair de lá com qualquer coisa que não existia antes de entrarem.”
As edições em CD e vinil duplo de Passa-Montanhas estão neste momento em pré-venda na FNAC, sendo que a aquisição do disco no formato da emblemática rodela negra de plástico dá também direito À cassete Serra, uma espécie de diário de bordo musical que regista as experimentações em estúdio que levaram até à nova fornada de temas do grupo. Ainda no mesmo comunicado, os músicos explicam que: “Serra é o nome do espaço onde, ao longo de uma semana, tentámos construir as canções de Passa Montanhas. Esta cassete documenta as sessões de composição e revela um lado que habitualmente escondemos. O que aqui se ouve são ideias em bruto — um atropelo que, por vezes, soa coerente e que, segundos depois, pode transformar-se num balbucio indecifrável.”
Poucos dias após o lançamento do álbum, os Linda Martini seguem para o palco e apresentam Passa-Montanhas ao vivo diante do seu público num par de ocasiões. A primeira paragem é no Lisboa ao Vivo (31 de Janeiro), seguindo-se o Hard Club, no Porto, a 1 de Fevereiro.