pub

Publicado a: 12/12/2015

Príncipe Discos eleita 3ª melhor label de 2015 pela Fact

Publicado a: 12/12/2015

[ARTWORK] Márcio Matos

 

Não será a primeira (nem tão pouco a última) referência que fazemos no Rimas e Batidas sobre a incrível actividade registada ao longo de 2015 no seio da Príncipe Discos. Foram visíveis as agitações nos media, e não só, a cada compilação e a cada assomo de pistas de dança protagonizados pelas tropas da editora que está a levar as criações sónicas dos guetos de Lisboa além-fronteiras. Este intenso ano de trabalho colhe agora os seus frutos através do reconhecimento generalizado do seu papel na sustentação de uma nova exploração rítmica que cruza a lusofonia, o que significa que se posiciona algures entre as mais excitantes editoras globais do momento. Foi exactamente isso que a publicação online Fact afirmou ao colocar a Príncipe Discos no top 3 das melhores labels de 2015, apenas atrás da Hausu Mountain, de Chicago, e da Awful Records, de Atlanta.

“A Príncipe tem sido intocável este ano”, lê-se no artigo, “dando continuidade à missão, iniciada em 2013, de promover o melhor da batida de Lisboa – em vinis com bonitas capas pintadas à mão – através de sete quase perfeitos discos.”

A publicação destaca nesta selecção os lançamentos de Danger de Nidia Minaj, e Alma do Meu Pai de DJ Firmeza, Noite e Dia de DJ Nigga Fox e Ímpar dos Niagara. Sublinha ainda que um dos momentos altos da editora no presente ano foi a edição pela Warp da série Cargaa: três EPs de 12” com faixas de diferentes artistas ligados à batida dos guetos de Lisboa. O artigo termina com uma estrofe retirada da Mensagem, de Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena / Quando a alma não é pequena”.

Nesta lista anual da Fact, que elegeu assim as 10 melhores editoras do ano, a Príncipe surge à frente de etiquetas como a Room40 (Austrália), PAN (Berlim), NAAFI (México), Diagonal (Londres), entre outras, que poderão consultar aqui.

Entretanto, a editora lisboeta deu início esta semana à expedição das cópias limitadas das duas compilações que fecham as prensagens de 2015: Calor no Frioo dos Blacksea Não Maya e Transmutação Cerebral de Normal Nada – ambas abaixo para escuta.

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos