pub

Primeiro período dos Hypnosaurus é documentado no disco 1991-1992

São tempos entusiasmantes estes em que tantas editoras apostam em desenterrar música do passado em vez de insistirem cegamente no lançamento de novidades. Envolta em algum mistério, a Porridge Bullet funciona há alguns anos a partir de Tallinn, capital da Estónia, onde tem construído um catálogo várias vezes difícil de situar no tempo. Seja através do crooning de Mart Avi ou do techno assombrado dos Hypnosaurus, o que não tem faltado na Porridge Bullet é aquela qualidade hipnagógica que reúne numa só música os fantasmas de várias décadas passadas. Fantasmas esses que surgem também associados a dois doze polegadas de música africana que a editora da Estónia lançou sem identificar o nome dos autores ou a sua proveniência. O que importa sobretudo é destacar a música.

Há muita música por destacar na Porridge Bullet, mas por agora devemos remeter toda a atenção para 1991-1992, compilação cuidadosamente elaborada por Aivar Tõnso, membro-fundador dos Hypnosaurus. O que 1991-1992 traz até nós são dez faixas por parte do duo Hypnosaurus (nessa altura formado por Aivar Tõnso e Railo Pals), que, ao ser escutado mais de vinte anos depois, nos parece inteiramente merecedor de um lugar distinto na música de dança da Europa. Aqui não há como esquecer que o também estónio Uku Kuut era autor de um funk divertido e raro no velho continente. Quem diria então que o país báltico, com pouco mais de um milhão de habitantes, teria direito a um peso bem assinalável na balança da música de dança europeia?

A Porridge Bullet acrescenta novos argumentos a essa causa em vários dos seus lançamentos e este 1991-1992 promete ser um dos mais vigorosos e esclarecedores documentos a favor disso. A edição é limitada a 350 cópias e os excertos das dez faixas incluídas podem ser escutados aqui. A restante saga dos Hypnosaurus pode ser escutada numa cassete chamada Class X 1992-1995, que se encontra há muito esgotada, mas que não é impossível de ser adquirida.

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos