pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/10/2022

As pulsações das comunidades africanas documentadas no YouTube.

Primeiro episódio de The Beat Diaspora tem o som do funk paulista como protagonista

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/10/2022

Saiu esta semana o episódio inaugural de The Beat Diaspora, uma nova série documental com selo YouTube Originals que traça as origens de vários fenómenos musicais da diáspora africana que têm surgido à volta do globo.

A criação de Coy Freitas nasce de um esforço conjunto entre a KondZilla e o YouTube para a sua produção, com a realização a ficar ao cargo da MyMama Entertainment. Ao longo de seis capítulos, exploram-se as sonoridades das batidas de diferentes cidades. O funk paulista é o primeiro a entrar em cena, seguindo-se o brega funk (Recife), reggaeton (San Juan), dancehall (Kingston), Bahia eletrônica (Salvador) e afrobeats (Lagos) — há um novo episódio a cada terça-feira.

Na apresentação da série, a KondZilla explica que:

The Beat Diaspora procura entender como as batidas do tambor nascidas na África se espalharam através da diáspora, se modernizaram tecnologicamente e vivem em constante retroalimentação entre diferentes comunidades afro-diaspóricas. (…) Para construir intimidade com o tema, anfitriões oriundos de cada uma das cenas e cidades retratadas foram convidados a conduzir as narrativas, conversando com artistas pioneiros, estrelas da música, jovens talentos, pesquisadores e jornalistas, além de investigar comportamento e estilo de vida, contexto político-social (questões raciais, dinâmicas de gênero, preconceito midiático e das elites econômicas), movimentos de dança, moda, festas de rua como os fluxos e sound systems, manifestações tradicionais, economia, mercado e estética visual.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos