Portugueses Beautify Junkyards na britânica Ghost Box

A Ghost Box, editora âncora do género hauntology onde a electrónica e certas marcas de um particular psicadelismo se fundem, convidou os portugueses Beautify Junkyards, cuja música negoceia semelhantes coordenadas, a integrarem a série Other Voices, uma colecção de singles onde já marcaram presença nomes como Steve Moore dos Zombi ou Pye Corner Audio, entre outros.

O single contará com dois temas inéditos actualmente em fase de misturas e um deles será cantado em português. João Branco, vocalista e mentor estético dos Beautify Junkyards, explicou ao Rimas e Batidas o significado para a sua banda deste convite: “De alguns anos para cá, a Ghost Box tornou-se uma das nossas editoras de referência, a par de outras como a Folklore Tapes e a Clay Pipe. São editoras que albergam um leque de bandas fantásticas e que exploram um universo bastante abrangente, que não se esgota na música. Exploram recantos do passado, revivem lendas e imaginam possíveis futuros. Para essas editoras a música deve ser adornada por fortes elementos visuais e líricos, originando edições luxuriantes, que são verdadeiros itens de colecção”, sublinha João Branco.

“Quando partimos para a composição deste novo álbum dos Beautify Junkyards, tínhamos uma ideia de que queríamos continuar a adensar o universo folk do primeiro álbum, mas queríamos igualmente explorar outras latitudes, como a música experimental electrónica, o kosmische alemão, o tropicalismo brasileiro e a música portuguesa de nomes como o Zeca Afonso e a Banda do Casaco. Penso que foi essa mistura de elementos mais familiares à estética Ghost Box com elementos inspirados noutras correntes que atraiu a atenção dos responsáveis da editora inglesa. O convite para editarmos um single e o facto de termos o nosso álbum num lugar de destaque na sua “loja de convidados”, com um texto muito elogioso, é um enorme motivo de orgulho e indica-nos que estamos a fazer algumas coisas bem, agora é prosseguir o caminho”.

A entrada dos Beautify Junkyards na série Other Voices deverá acontecer no final do primeiro trimestre de 2016. Fica uma amostra do desenho sonoro da banda.

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team