[FOTOS] Hélder White
O jornal britânico Daily Mail – rapidamente seguido por diversos orgãos da imprensa musical internacional – avançou ontem a hipótese de Robert Del Naja, veterano membro fundador dos Massive Attack também conhecido como 3D – poder ser a enigmática figura Banksy, talvez a maior superestrela do universo da street art.
A hipótese mais credível até agora avançada para a verdadeira identidade do elusivo artista plástico apontava para Robin Cunningham, de Bristol. Essa teoria tinha sido avançada em 2008 pelo jornal britânico Mail On Sunday. Cientistas da Queen Mary University de Londres deram depois algum peso a essa teoria após investigações às movimentações de Cunningham que pareciam suportar a teoria.
Mas agora, o jornalista Craig Williams garante ter decifrado o enigma e aponta Robert Del Naja como a verdadeira identidade de Banksy, ou pelo menos como o cérebro por trás de uma operação que pode envolver várias pessoas que podem funcionar sob essa identidade unificadora. De acordo com o jornalista, o timing de aparição de novas peças de Banksy em diversas partes do globo coincide com concertos dos Massive Attack. O Daily Mail apresenta mesmo uma convincente infografia que dá algum suporte à teoria de Craig Williams.
Há vários sinais que reforçam a ideia: 3D é ele próprio um reconhecido artista gráfico, com vários trabalhos publicados há muitos anos. Foi ele, por exemplo, que assinou o espantoso artwork da seminal compilação Headz da igualmente pioneira etiqueta Mo ‘Wax.
Em 2010, depois de alguns trabalhos assinados por Banksy terem aparecido em algumas cidades americanas, uma das teorias que despontou apontava a hipótese do trabalho estar a ser executado por uma equipa de artistas seguindo instruções de Bansky – esses artistas estariam de alguma forma envolvidos com a digressão que o grupo de “Unfinished Sympathy” então realizou nos Estados Unidos.
Amanhã, dia 3 de Setembro, os Massive Attack assinam um grande concerto de regresso a casa em Bristol e o jornalista Craig Williams refere que um novo mural de Banksy pode muito bem assinalar a ocasião. Se tal acontecer, a teoria ganhará ainda mais força. Este é, sem dúvida, um dos grandes mistérios da arte contemporânea. E esta talvez a mais sólida teoria para resolver esse enigma.
Os Massive Attack, recorde-se, assinaram um dos momentos altos da mais recente edição do Super Bock Super Rock.