Sacrifício – Sangue, Lágrimas & Suor, o próximo álbum de Plutonio, vai sair no dia 22 de Novembro. O alinhamento do longa-duração é composto por 18 faixas e inclui os singles “Meu Deus”, “1 de Abril”, “Lucy Lucy”, “Dramas & Dilemas”, “3AM”, “Vergonha na Cara” e “Sacrifício”.
Em declarações à Lusa, o rapper de 34 anos explicou o significado do subtítulo: “‘Sangue’ tem a ver mais com a realidade de rua, com a realidade mais pesada, o lado de bairro, o lado das vivências de periferia, e que tem a ver com criminalidade e essas coisas que vivenciei [quando era] mais novo. ‘Lágrimas’ tem a ver com a parte mais introspectiva, com temas mais relacionados com amor e família, com os meus sentimentos. ‘Suor’ tem a ver com ultrapassar todas as situações más e transformar em algo de bom.”
Para os fãs de hip hop português, a referência é óbvia: Chullage e o álbum Rapresálias – Sangue, Lágrimas, Suor são os grandes homenageados. “É o meu rapper preferido do hip hop português. (…) Foi o primeiro rapper que ouvi a falar de coisas com que eu me identificava, coisas que eu vivia dentro de casa, no meu bairro. Ele despertou-me vontade de fazer rap também”, contou o autor de Preto & Vermelho.
No projecto que chega daqui a um menos de um mês, Ben “RYU” Miranda e Richie Campbell assumem a produção-executiva e Sam The Kid, Deejay Telio, DJ Dadda, Prodlem, Twins, Zlatnem e Lhast ficam responsáveis pelos instrumentais. Em Fevereiro de 2020, Plutonio apresenta o LP no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no Hard Club, no Porto. Ainda em 2019, e um dia depois do lançamento, o MC luso-moçambicano actua no Brasil no festival Back2Black.