pub

Publicado a: 11/05/2017

Pité sobre o novo álbum dos MGDRV: “Queremos fazer com que as pessoas sintam que fazem parte do processo”

Publicado a: 11/05/2017

[FOTO] Direitos Reservados

DRAIVE, o novo álbum dos MGDRV, sai no próximo dia 15 de Maio. O primeiro longa-duração do grupo composto por Pité, Yo Cliché e Apache chega 3 anos depois do EP de estreia.

Em 2014, o hip hop nacional era bastante diferente. Nomes como Mike El Nite e ProfJam acabavam de entrar a pés juntos com “Mambo nº1” e artistas como Holly Hood ou 9 Miller, por exemplo, estavam ainda longe de explodirem. No entanto, MGDRV EP é bem capaz de ser a primeira actualização séria na palete sónica do rap português. Depois de um interregno pontuado com o lançamento de alguns temas soltos, os MGDRV preparam o primeiro álbum, mas será que o público estará mais receptivo à sua sonoridade? Pité responde à questão em conversa com o ReB: “Esperemos que sim, mas essa resposta vais ser o público a dá-la. Este álbum vai acabar por ser uma mistura de temas mais antigos, que estávamos à espera da oportunidade de lançar , e outros mais recentes. Esperemos que o público adira, claro, mas essa escolha será sempre pessoal. A cultura está muito disseminada e confiamos na capacidade do público de ter julgamento crítico.”

 



Visualmente, os videojogos e as consolas sempre foram o guia conceptual para Pité, Yo Cliché e Apache, erguendo a bandeira do digital mais alto. Amor, festa, política e viagens espirituais são temas abordados em DRAIVE. O MC da Amadora conta-nos mais sobre o conceito do disco: “O álbum não tem propriamente um conceito delineado, algo que seja óbvio de perceber à primeira, mas a forma como juntámos os temas, incluindo também skits das nossas sessões, foi feita a pensar na aproximação do ouvinte ao nosso mundo, à nossa maneira de criar. Queremos fazer com que as pessoas sintam que fazem parte do processo. Conhecer a nossa linguagem torna a experiência muito mais rica.”

As colaborações são algo habitual no planeta rap, mas o trio dos MGDRV raramente chama outros nomes para o seu universo particular. Enoque é o único feat. no disco. “O tema onde o Enoque colabora connosco é uma faixa que para nós estava feito, mas ao mesmo tempo não estávamos totalmente satisfeitos e sentíamos que se podia melhorar. Uma boa voz que saísse dos nossos registos era algo que ia dar outra vida ao som. Já conhecíamos o skill dele, convidámo-lo e ele alinhou. É aquele momento em que pensas que já tens algo bom, mas ficas mais feliz porque consegues ainda melhor! Quanto ao universo MGDRV, existe espaço para muitas pessoas e nós, que gostamos de explorar sonoridades, estilos e ideias, achamos refrescante fazer colaborações. Aliás estamos sempre a dizer ‘temos que fazer um som com este gajo/a’ . Existem mais temas com colaborações e esses vão ser os próximos lançamentos que vamos fazer”, explica Pité ao Rimas e Batidas.

Abana a Cabeça“, “Tu Não Tens“, “Salta Só” (uma nova versão), “People à Rasca” e “Modo Avião” são os singles que já podemos ouvir enquanto não chega o trabalho completo.

 


capa-press

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos