[Foto]: Direitos Reservados
The Electronic Calendar: The EMS Tapes é o título da retrospectiva do pioneiro trabalho de Peter Zinovieff que a Space Age Recordings de Peter Kember, também conhecido como Sonic Boom, produtor dos mais recentes trabalhos de Panda Bear e histórico membro fundador dos Spacemen 3, se prepara para editar. Kember, que, de acordo com uma recente edição do Blitz, se prepara para criar uma nova base de trabalho em Lisboa, é um admirador confesso dos pioneiros britânicos da electrónica e foi, nessa qualidade, um dos músicos escolhidos para dissertar sobre a influência do Radiophonic Workshop no fantástico documentário Alchemists of Sound, produzido pela BBC. O anúnico da edição desta compilação dedicada ao trabalho pioneiro do inventor Peter Zinovieff, que deverá ver a luz do dia no próximo mês de Junho, de acordo com a revista britânica Fact, não será por isso uma enorme surpresa.
Peter Zinovieff nasceu em 1933 e ainda na década de 60 do século passado criou a EMS ou Electronic Music Studios, uma companhia de que faziam parte também Tristram Cary, outro pioneiro da electrónica britânica, e David Cockerell. No âmbito do trabalho desenvolvido pela EMS, Zinovieff criou o colectivo Unit Delta Plus com Delia Derbyshire e Brian Hodgson, ambos do Radiophonic Workshop.
Peter Zinovieff, tal como os seus companheiros do Radiophonic Workshop, começou por trabalhar com manipulação de fita magnética, seguindo os ensinamentos da escola francesa de música concreta, mas rapidamente percebeu que teria que avançar noutra direcção para levar a bom termo as ideias que tinha no domínio da música electrónica. Foi pioneiro dos sistemas computorizados domésticos, como explicará numa entrevista a publicar aqui mesmo no ReB, e criou uma linha de sintetizadores dentro da companhia EMS incluindo o mítico VCS 3 que se faz ouvir em gravações dos Roxy Music pela mão de Brian Eno, no clássico Dark Side of The Moon dos Pink Floyd ou, para citar apenas mais um exemplo, em inúmeras gravações de Aphex Twin.
A compilação curada por Peter Kember cobre o período que se alarga de 1965 a 1979, altura em que a EMS fechou portas.
Fiquem com um curto documentário para aprofundarem o conhecimento de background de Peter Zinovieff e a tracklist a incluir no disco duplo.
[bs_row class=”row”]
[bs_col class=”col-xs-6″]
[CD 1]
1. Chronometer ’71
2. Birthday Song
3. Four Interludes For A Tragedy
4. Glass Music
5. Tristan (Short Section)
6. China Music
7. Tristan (Long Section)
[/bs_col][bs_col class=”col-xs-6″]
[CD 2]
1. Agnus Dei (Excerpt)
2. Zasp Parts 1-3
3. Un Known 1
4. Tarantella
5. Un Named 1
6. January Tensions (Excerpt)
7. June Rose
8. Un Named 2
9. A Lollipop For Papa
10. M-Piriform
11. March Probabilistic (Excerpt)
12. Un Named 3
13. Raasay Digitised
14. Now’s The Time To Say Goodbye
[/bs_col]
[/bs_row]