pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/12/2025

Virtuosismo e sensibilidade na ponta dos dedos.

Piano Impromptus é o álbum de estreia a solo Afonso Sêrro

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/12/2025

A Ovo Estrelado Records editou o primeiro trabalho de Afonso Sêrro a solo, Piano Impromptus.

Entre piano e Fender Rhodes, o mago das teclas que tem distribuído jogo em grupos como YAKUZA ou Atalaia Airlines tece sete malhas instrumentais de diferentes balanços, indo do jazz à folk e à ambient. No Instagram, o músico explicou como surgiu este novo registo e deixou no ar uma dúvida quanto aos seus passos seguintes:

“Há uns tempos atrás isolei-me na Casa do Piano durante alguns dias para captar uns improvisos. Agora partilho convosco o resultado desse isolamento. Piano Impromptus é como uma fotografia musical dessa altura em que estive isolado, intimamente desconectado do resto do mundo durante apenas quatro dias que mais pareceram quatro anos. Este disco inicia um percurso musical muito diferente do que andei a fazer até agora. Um percurso a solo, totalmente livre. O que farei depois disto?”

Interpretado e gravado pelo próprio na Casa do Piano em Longos, Guimarães, Piano Impromptu foi misturado e masterizado por Pedro Ferreira e conta com uma capa desenhada por Mariana Correia sobre uma pintura criada por Afonso Costa, estando neste momento disponível no Bandcamp tanto no formato digital como em vinil de 12”.

Está aberta uma nova janela que nos permite atestar a sensibilidade e o virtuosismo de um dos músicos que têm ajudado a refrescar a cena jazzística nacional, nesta que é a primeira edição de sempre da Ovo Estrelado e à qual se seguirá o LP debutante de Calcutá — Soon After Dawn sai no dia 23 de Janeiro de 2026.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos