[FOTO] Direitos Reservados
Renegado é o novo trabalho de Phoenix RDC, uma mixtape com instrumentais originais de Stonn mas também com beats de produtores anónimos internacionais. A propósito do lançamento deste trabalho que chega na quinta-feira, 6 de Outubro, estivemos à conversa com o rapper de Vialonga.
Além disso, um par de dias antes, lançamos em exclusivo no Rimas e Batidas dois temas: a faixa-título, “Renegado”, e “Gravidade”, com a participação de NBC. O único single até agora revelado era “Thug Life”, que também inclui as rimas de Gson, dos Wet Bed Gang.
Renegado acaba por ser uma mixtape?
Mixtape acaba por ser o nome que atribuí ao objecto em si, mas no fundo acaba por não ser, porque uma verdadeira mixtape são músicas cantadas em beats de outros cantores/artistas, Renegado é feito com beats originais do Stonn e type beats de produtores internacionais anónimos que se inspiram em beats conhecidos e disponibilizam na Internet para free download.
Que temas quiseste abordar neste trabalho?
São sobretudo do meu quotidiano, e não só, também falo de vivências de amigos, vizinhos, familiares. Quem me acompanha sabe que tento transmitir ao máximo o que se passa nas ruas, falando na primeira pessoa como na segunda, mostrando os dois lados da moeda, a face boa e a face má, mas alertando que o melhor é não entrar no jogo! Ando sempre atento ao que se passa ao meu redor.
E em termos de sonoridade na produção?
Tentei voltar mais à verdadeira essência do hip-hop, viajar mais para os samples de soul e usar loops de grandes nomes como Nina Simone, etc.
Tens várias participações na mixtape. Como é que essas colaborações surgiram? Já conhecias os artistas?
Sim, já conhecia. Não tenho por hábito convidar artistas que não tenha a mínima relação. Normalmente são pessoas que privam comigo, em ambientes sociais ou em estúdio. Tento ter sempre uma relação de amizade e convívio antes de trabalharmos juntos!
Como é que planeaste lançar este trabalho nesta altura do teu percurso?
Para dizer a verdade, não planeei lançar numa data específica, até porque tenho um trabalho lançado há um ano, Caos. Normalmente gravo um trabalho por ano! Renegado começou a ser gravado em Setembro, terminei-o agora em Outubro, perdi dias e noites com este trabalho, assim que terminei resolvi anunciá-lo, não foi nada calculado! Foi dos trabalhos mais difíceis que fiz, devido ao pouco tempo que tenho, conciliando a minha vida pessoal com a de artista.
Renegado chega então na quinta-feira e Phoenix RDC está a preparar um evento especial de apresentação no dia seguinte, no seu restaurante, Seven Sinners, em Vialonga, que é especializado em hambúrgueres.
Os convidados vão estar no local e o rapper vai interpretar alguns dos temas ao vivo, enquanto tem à venda a edição física da mixtape. Também está prevista uma sessão de autógrafos. O evento começa às 18 horas e termina às 21h, na Rua Octavio Pato, número 10, loja C.
Escrevi esta letra porque na minha opinião o hip-hop tuga está a sofrer mutações consoante o que está na moda, como, por exemplo, hoje vês rappers a cantar em beats de kizomba e afro-house, o mercado mais consumido actualmente em Portugal.
Não tenho nada contra esta indústria como mencionei na faixa, mas defendo a cultura hip-hop para que não se nasça novos estilos como hip-zomba, hip-house, ou como no Brasil, que criaram o funk de ostentação. Resumindo, optam por fazer música comercial para atingir a meta (sucesso) mais fácil e rapidamente. “Nas 4 vertentes do hip-hop, a única vertente de dança que conheço é o breakdance, não a tarraxinha!”
A faixa “Gravidade” é uma espécie de agradecimento a um “presente” que a vida me deu, a mãe dos meus filhos que me apoiou e tem apoiado nos momentos mais difíceis da minha vida. Apesar das minhas escolhas e opções de vida, nunca me fechou a porta, muito pelo contrário, defendeu a minha causa e batalhou para que hoje estivéssemos aqui.
Tenho por hábito convidar artistas que se identificam com os temas, porque gosto que se entreguem à faixa de corpo e alma, e isso só acontece quando se canta o que se vive. O NBC encaixava como uma luva no tema e também passou por situações semelhantes, quando nos referimos ao facto de nunca nos terem fechado a porta, mesmo quando não deviam!
“Thug Life”, com a participação de Gson, era o único single revelado até agora. Está online há pouco mais de um mês e já soma mais de 130 mil visualizações.
Enquanto a mixtape não chega, pode-se ouvir os snippets oficiais, de um minuto por cada uma das 14 faixas do trabalho.
https://youtu.be/TAOSKf5hUp8