Pelo quinto ano consecutivo, a Culturgest celebra o início do Verão com o ciclo Inside Out, que leva a arte a ocupar diferentes espaços da cidade de Lisboa. Em destaque na edição de 2025 está o concerto de entrada live que colocará Peter Evans e a Orquestra Jazz de Matosinhos a dividirem o palco do jardim da Biblioteca Palácio Das Galveias, dia 11 de Julho.
O trompetista norte-americano e o ensemble português unem-se para homenagear Miles Davis, revisitando os álbuns Miles Ahead (1957) e Porgy and Bess (1959). Sob a direcção de Pedro Guedes, os músicos recriam a ousadia da parceria formada por Davis e Gil Evans, que reinventaram o jazz ao adicionar instrumentos como trompas, flautas e clarinetes às big bands.
Peter Evans, conhecido pelo virtuosismo técnica (como a respiração circular e os multifónicos), é o protagonista ideal para encarnar o espírito inovador de Miles Davis neste espectáculo de homenagem. Já a OJM, com a sua formação alargada, promete transportar o púlicbo para a era dourada do jazz.
Esta é uma das raras ocasiões em que duas obras-primas de Davis são interpretadas ao vivo por uma orquestra de jazz portuguesa, antecipando as comemorações do centenário do lendário trompetista (2026). No dia seguinte, este espectáculo segue para o Theatro Circo em Braga, encerrando o festival Julho é de Jazz’25.