pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/09/2021

O jazz vai à ilha.

PDLJazz recebe Tord Gustavsen Trio, Yazz Ahmed e Cristóvão Ferreira no Teatro Micaelense em Novembro

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/09/2021

O Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, vai ser a casa do PDLJazz entre os dias 4 e 6 de Novembro.

O festival, uma iniciativa com o apoio da Associação Montepio e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, tem a ambição de se notabilizar no circuito de referência dos festivais de jazz do país e de fortalecer a ligação entre o género musical e a cidade da Ilha de São Miguel.

A programação é curta mas ambiciosa e arranca com um dos nomes em destaque na nova cena jazz britânica, a trompetista e compositora Yazz Ahmed, que em 2019 se rodeou de talento feminino em Polyhymnia. Acompanhada por Ralph Wyld (vibrafone), David Manington (baixo) e Martin France (bateria), a artista parte para os Açores num ponto alto do seu percurso, que ao longo dos anos a levou a cair nas graças de gente como os Radiohead ou Toshiko Akiyoshi.



Ao segundo dia, o pianista açoriano Cristóvão Ferreira apresenta-se ao vivo no Teatro Micaelense junto de Mike Ross (contrabaixo) e Lázaro Raposo (bateria) e promete alguns convidados no decorrer do espectáculo, delineado em torno de peças originais compostas desde 2017 e interpretações de temas de outros compositores do arquipélago. Cristóvão, que ganhou o prémio Jovens Criadores Walk&Talk em 2017 e tem sido presença assídua no Tremor, estudou nove anos no Conservatório Regional de Ponta Delgada, tendo mais tarde ingressado na formação académica através da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto.

Antes do cair do pano, Tord Gustavsen regressa a Portugal ao leme do seu trio, composto também pelo baixista Sigurd Hole e pelo baterista Jarle Vespestad. Para o palco, o grupo traz o seu quarto e mais recente longa-duração, The Other Side. Responsável pelo piano e electrónica durante o concerto, o músico norueguês enverga uma carreira de mais de duas décadas e é um dos nomes que se destacam na cena jazz europeia do novo milénio, tendo passado pela banda Nymark Collective e dirigido também um quarteto e um quinteto em nome próprio.

Os bilhetes para cada actuação custam 10 (Yazz Ahmed ou Cristóvão Ferreira) ou 15 (Tord Gustavsen Trio) euros e serão colocados à venda no dia 28 de Setembro.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos