pub

Publicado a: 04/01/2018

“Paranóia, sufoco e falta de sono” no novo vídeo dos Enigmacru

Publicado a: 04/01/2018

[FOTO] Pedro Santasmarinas

Lançado no dia 1 de Janeiro, “Triticum” é o primeiro videoclipe “a sério” dos Enigmacru. O tema faz parte do alinhamento de Emperfeito Equilíbrio, o álbum que marcou o regresso da dupla formada por Each e Chek.

Pedro Santasmarinas é o realizador do vídeo que acompanha o mais recente single do grupo e, através dos visuais, acrescenta uma segunda camada à música dos Enigmacru com uma componente visual embutida numa narrativa psicótica. DJ Crava é o convidado do tema e o responsável pelo scratch que serve de introdução aos versos dos dois MCs.

 



“Neste vídeo, no qual tivemos a oportunidade de trabalhar com o Pedro Santasmarinas, tentámos acompanhar as sensações de paranóia, sufoco e falta de sono que se podem sentir na música”, contou Chek ao Rimas e Batidas. E acrescentou: “Algumas partes retratam quase exactamente o que se passa na história, outras são análogas, apesar de não seguirem à risca o que escrevemos. Foi um conjunto de ideias nossas e dele que deram neste resultado.”

Emperfeito Equilibrio chegou às ruas na recta final de 2017. O álbum foi apresentado ao vivo no Hard Club e foi por lá que foram distribuídas as primeiras cópias do trabalho que marcou o regresso da dupla do Porto, quase uma década depois das primeiras gravações em conjunto.

“O que nos influencia a escrever estas letras são, além da própria vida, os livros que lemos, as músicas que ouvimos, as nossas reacções ao que nos rodeia”, conclui Chek. Each, a outra metade dos Enigmacru, fala da naturalidade com que exploraram uma nova sonoridade: “As coisas aconteceram naturalmente e culminaram num álbum maioritariamente negro, não definimos antecipadamente o que quer que fosse, simplesmente deixámo-nos ir. Acho que o facto de termos entrado num ambiente diferente nos fez sentir a necessidade de o conhecer melhor.”

Em jeito de avaliação, a dupla coloca Emperfeito Equilíbrio na balança e destaca o lado positivo de regressar ao trabalho. “Lançar o álbum foi algo que nos fez abrir os olhos, tanto na forma de trabalhar com os outros, como um com o outro ou até mesmo sozinhos. Demorámos muito tempo a terminar este projecto e não me arrependo nada mesmo, mas temos que definir prioridades na nossa vida para nos podermos dedicar a isto de uma forma mais consistente”, revela Chek. Each conclui: “Em termos musicais recomeçámos um ciclo novo, ainda em 2017, que nos veio dar ainda mais motivação porque passou a fase de resolver problemas e voltou a fase de escrever e fazer beats. Com isso surgiram sons novos, mas ainda não faz sentido fazer caso disso porque o álbum está fresco.”

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos