A sexta edição do Ovar Expande, que decorre de 14 a 18 de Outubro, promete transformar a Escola de Artes e Ofícios no epicentro de uma experiência cultural que valoriza a autenticidade e a partilha de processos artísticos. Dedicado ao universo dos cantautores, o evento vai permitir não apenas escutar alguns projectos de destaque em Portugal, mas também aproximar o público dos artistas e do processo de criação.
A programação reflecte esta ambição de forma clara, equilibrando conversas íntimas, acções de formação e uma residência artística. Destaque para as masterclasses com Luca Argel e Carlos Tê, que desmontam o ofício de “compor e contar”, e para a residência liderada por Bia Maria, “Qualquer Um Pode Cantar”, que culmina com a formação de um coro local no palco.
No campo dos concertos, soam nomes como Manel Cruz, Ela Li, Afonso Cabral, LANA GASPARØTTI, IBSXJAUR, MaZela e The Legendary Tigerman. Já as conversas “A Conversa Expande” e a “Prova Oral” (em directo para Antena 3 com Fernando Alvim) oferecem um olhar privilegiado sobre as inspirações e os desafios destes criadores. A fusão entre as artes tradicionais e a música ganha também destaque com uma exposição que explora a ligação entre a tanoaria e a música.
Os bilhetes diários para o Ovar Expande’25 custam 10 euros, enquanto que o passe geral que garante a entrada em todos os eventos está à venda por 25 euros. A programação integral da edição deste ano pode ser consultada aqui.