pub

Fotografia: Bruno Simão
Publicado a: 19/04/2022

Uma expedição sonora.

Os The Secret Museum of Mankind vão actuar amanhã na Culturgest

Fotografia: Bruno Simão
Publicado a: 19/04/2022

Ao consultar a página do Facebook dos The Secret Museum Of Mankind, os mesmos apresentam-se como “Música de todo o mundo e de todo o tempo”. 

Seguindo a pesquisa e chegando ao microsite da Culturgest sobre o concerto de 20 de Abril, em Lisboa, surge-nos o título World’s Greatest Collection of Strange & Secret Photographs. Como se pode ler, “um livro inicialmente publicado em Nova Iorque” com “554 páginas e 994 fotografias de rituais, crimes, cultos, armas, vestes, tradições, mulheres, homens e crianças” dos cinco continentes representados. Continuando, e um pouco mais abaixo — “em 1990, pela mão de Pat Conde e da Yazoo Records, voltámos a viajar a locais mais exóticos. Desta vez, com uma compilação de cinco volumes de música nigeriana, argelina, búlgara ou javanesa, captada entre 1925 e 1948.”

De vários livros, de vários discos de compilações de imagens e sons chegamos ao concerto, que e apesar de mesmo ele ter sofrido vicissitudes várias, terá lugar no palco da CulturgestJoão Nicolau (voz, ukulele, cuatro, percussão), Mariana Ricardo (voz, cuatro, cavaco, guitarra, percussão), João Lobo (bateria, percussão, voz), Luís José Martins (guitarras, machete, percussão, voz), Crista Alfaiate (voz, percussão) e Rita Sá (vídeo).

Numa época em que o quotidiano se ocidentaliza e fecha numa Europa cada vez mais estreita e cada vez mais encolhida bem para cá dos Urais, é aconselhável a audição deste concerto não como movimento escapista mas na esperança de que conhecendo música “de todo o mundo e de todo o tempo” nos conheçamos um pouco melhor e sejamos capazes de valorizar aquilo que nos tem como universais e universalistas.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos