pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Joana Domingues
Publicado a: 13/12/2021

JazzNãoJazzPT.

Os Cíntia levam-nos a um Sítio em nova edição da Cena Jovem Jazz.pt

Texto: ReB Team
Fotografia: Joana Domingues
Publicado a: 13/12/2021

Na passada sexta-feira, dia 10 de Dezembro, a Cena Jovem Jazz.pt acrescentou a terceira entrada ao seu catálogo: Sítio, longa-duração do trio Cíntia, sucede a Dura Natureza (do Fragoso Quinteto) e EMPA (de Miguel Rodrigues) e foi gravado em Abril de 2021 nos Estúdios Timbuktu, em Lisboa.

Não se confundam: esta não é a jovem rapper que lançou, em 2020, o projecto Gyals and Gyals, mas sim a banda composta por Ricardo Oliveira (bateria), Simão Bárcia (guitarra eléctrica e electrónicas) e Tom Maciel (teclados e sintetizadores).

Há pouco mais de um ano, Rui Eduardo Paes destacava o grupo em artigo publicado no Rimas e Batidas:

“É grande a quantidade de projectos musicais em que Simão Bárcia, Tom Maciel e Ricardo Oliveira estão associados, mas apenas com os três temos Cíntia, grupo surpresa que está a conquistar o mesmo entusiasmo que recentemente tiveram o LUME – Lisbon Underground Music Ensemble de Marco Barroso e os Slow is Possible – tanto assim que a iniciativa Cena Jovem Jazz.pt o votou como um bom exemplo das novas dinâmicas do jazz nacional. A música do trio vai de um lounge desconcertante a explosões punk, numa mescla de jazz com rock, hip hop e soul que é tão cativante em termos composicionais como nas execuções ao vivo, que têm a propriedade de fazer com que quem ouve queira dançar, num conceito especialmente inteligente de groove. Bárcia, o guitarrista, que também se assina como Simão Nuvem, pertence ainda às bandas Camisa (onde encontramos um dos mais interessantes cantores de jazz da actualidade entre nós, Afonso de Portugal) e Cimento. A primeira formação do workshop Som Crescente na ZDB, de Peter Evans e Gabriel Ferrandini, contou em 2019 com a sua participação. Maciel, o teclista de origem brasileira, é um elemento-chave de Whosputo, banda de pop-rock indie reunida à volta da voz de Raimundo Carvalho, e co-dirige o projecto Polivalente com o guitarrista e compositor João Valente. Duos com a vocalista Mariana Oliveira e o saxofonista Bruno Margalho marcam igualmente o seu trajecto. Oliveira, o baterista, está nos Polivalente e nos Chinaskee, estes também com desempenhos na área do rock alternativo.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos