pub

Publicado a: 16/12/2017

Os 25 anos de The Chronic pelo Washington Post: “Uma obra-prima inovadora”

Publicado a: 16/12/2017

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Chi Modu

O Washington Post editou um artigo em torno de The Chronic, como celebração do seu 25.º aniversário. A publicação destaca a “obra-prima inovadora” que serviu de estreia a solo para Dr. Dre, depois do impacto forte com os N.W.A..

 



Foi no calor de Junho de 1992 que Andre Young lançou o seu primeiro disco, numa fase da sua carreira também ela bastante calorosa. O gangsta rap servia de altifalante para as ruas e muitas vezes utilizado enquanto palco para trocas de palavras acesas, geradas pelos desacatos da vida real. Dr. Dre acabava de romper a sua ligação aos N.W.A. e à Ruthless Records no ano anterior, aproveitando para fundar a Death Row e criar um novo império.

The Chronic foi um marco importante ao juntar as sonoridades mornas do g-funk às letras puramente street. Um disco não menos importante para o próprio Andre Young, que colocou todos os pontos nos i’s, afirmando por completo o génio que existia por detrás do doutor da batida – e da rima. É impossível ouvir The Chronic sem que a imagem do guetto se fixe no nosso pensamento e o álbum soa a uma autêntica reunião de bairro. Snoop Dogg usou-o como rampa para o seu próprio lançamento, com Warren G, Nate Dogg, Kurupt, RBX ou Lady Of Rage a colaborarem com Dre em grande parte dos temas.

O Washington Post relembra agora o álbum de estreia de Dr. Dre, como forma de comemorar o quarto de século de vida, alcançado este ano. “The Chronic continua a ser uma obra-prima inovadora,” refere Jeff Weiss no artigo, “um odor que nos relembra de uma data e de um local, mas também uma ideia enraizada em algo que nunca vimos, aquele lembrete incontrolável de que, a qualquer altura, esta experiência poderia atear um fogo.”

 

Compton and Long Beach together
Now you know you’re in trouble
Ain’t nothin’ but a G thang, baby
Two loc’ed out niggas, so we’re crazy

 

Dr. Dre e Snoop Dogg colocaram as ruas em chamas com a atitude gangsta com que abordaram The Chronic, com Eazy-E e Ice Cube a serem visados pela – à altura recém-formada – parceria.


https://youtu.be/Jj4GuRqhNBo

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos