pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/02/2022

Para que a identidade não se perca.

Orquestra Jazz de Matosinhos recupera o catálogo da Tone of a Pitch em nova plataforma digital

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/02/2022

São mais de seis dezenas as edições da Tone of a Pitch recuperadas pela Orquestra Jazz de Matosinhos para o domínio do digital através de uma nova plataforma.

A iniciativa da OJM surge por intermédio do seu Centro de Alto Rendimento Artístico. Dos 14 anos de história do selo de Matosinhos fundado por André Fernandes brotaram álbuns de Susana Santos Silva, Nelson Cascais, Demian Cabaud ou João Lencastre, todos eles agora arquivados num novo espaço online criado para o efeito. Além da extensa discografia, em TOAP.pt podem também encontrar uma nova entrevista a André Fernandes ou as fichas técnicas dos vários trabalhos reeditados.

Num comunicado enviado ao ReB, Pedro Guedes, director da OJM, abordou a ligação entre estas duas importantes instituições dentro do panorama jazz nacional:

“Desde sempre achámos que seria importante a Orquestra Jazz de Matosinhos ter uma voz editorial. Naquela altura, em 2010, pareceu-me mais interessante associarmo-nos a uma editora já existente do que criar uma de raiz. A TOAP era a editora com que nos identificávamos por isso sugerimos ao André Fernandes uma associação à OJM, continuando assim como TOAP/OJM. Volvidos estes anos, e olhando para este espólio notável que retrata uma fase importantíssima da evolução do Jazz em Portugal, tínhamos de torná-la acessível. Com a criação da nossa editora, CARA, e a voz editorial resgatada, quisemos dar corpo à ideia do André Fernandes e tornar público o trabalho da TOAP, editando através do selo CARA todo esse trabalho num formato inusitado: um website.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos