O álbum de estreia da Orquestra de Jazz de Espinho (OJE), Dual Core, será apresentado no Auditório de Espinho a 15 de Dezembro. Os bilhetes estão à venda no local mas também na bilheteira online. Com edição em vinil, por enquanto o disco não pode ser ouvido online, mas está confirmado que chegará em breve às plataformas de streaming.
Trata-se de um projecto que cruza a tradição das big bands de jazz com a visão artística de dois solistas e compositores, Eduardo Cardinho (vibrafone) e Miguel Moreira (guitarra), ambos ex-alunos e agora professores na Escola Profissional de Música de Espinho. O maestro e director artístico Paulo Perfeito esteve igualmente envolvido no projecto, que se destaca por ter incluído sonoridades mais contemporâneas ou estranhas à tradição do jazz, como elementos electrónicos, marimbas e outros timbres modernos.
O álbum foi gravado nos estúdios Arda Recorders — que, pela primeira vez, acolheu uma big band — e reflecte o percurso de maturidade artística da Orquestra de Jazz de Espinho, fundada em 2008. “Eduardo Cardinho traz uma clareza geométrica e complexidade rítmica, enquanto Miguel Moreira, através do processamento sonoro em tempo real, oferece um contraste provocativo e fascinante”, descreve Paulo Perfeito em comunicado.
Dual Core marcou também um regresso às origens para Cardinho e Moreira. “Voltar a esta casa como solistas é motivo de orgulho e responsabilidade. A escola foi fundamental para a nossa formação enquanto músicos, e a OJE, com o seu ambiente único, representa o cruzamento de gerações, estilos e visões artísticas”, diz o guitarrista.
Brought to you by