O dia 14 de Abril vai trazer Oneohtrix Point Never de volta à capital portuguesa para a apresentação ao vivo do seu mais recente trabalho, Tranquilizer, na Culturgest. Os bilhetes vão custar 30 euros e ficam disponíveis a partir de amanhã no site da sala de espectáculos lisboeta.
Daniel Lopatin, o génio experimental por trás de Oneohtrix Point Never, promete uma experiência sensorial única que combina a sua música inovadora com os arrojados jogos visuais da sua colaboradora Freeka Tet, que já trabalhou, por exemplo, com artistas tão distintos como Childish Gambino e Amnesia Scanner. O motivo desta actuação é a apresentação de Tranquilizer, o álbum conceptual lançado na semana passada pela Warp Records que explora a fragilidade e a utilidade da memória digital.
No sucessor de Again (2023) estão contidos 15 temas construídos a partir de CDs com samples comerciais dos anos 90 e 2000 que se julgavam desaparecidos. Tal como tinha acontecido em 2011 com Replica (que usava anúncios televisivos dos anos 80), Tranquilizer transforma estes vestígios culturais em paisagens sonoras que alternam entre a tranquilidade da música ambient e a agitação caótica da electrónica contemporânea, provando que a linguagem digital de vanguarda pode ser, simultaneamente, cerebral e profundamente catártica.