Após oito anos de espera, Miguel anunciou o seu quinto álbum de estúdio, intitulado CAOS, marcado para chegar às lojas e plataformas digitais no próximo dia 23 de Outubro.
A data escolhida para o lançamento é bastante significativa, pois coincide com a celebração do 40º aniversário do cantor. Este trabalho marcará o seu regresso aos discos desde War & Leisure (2017) e é descrito pelo próprio como um “renascimento pessoal e artístico”, prometendo uma ousada exploração das emoções e experiências que moldaram a sua vida e carreira.
O álbum, que contará com doze faixas, inclui o single “Always Time”, lançado no final de 2024. Essa balada emocional, que aborda as dores de um término amoroso e a reflexão sobre o tempo perdido, foi co-produzida por Jeff Bhasker e David Sitek. Além deste, o tema homónimo “CAOS” já está disponível na plataforma oficial do artista e pode ser escutado gratuitamente mediante inscrição.
Num comunicado, Miguel explicou que: “Para reconstruir, tive de me destruir a mim mesmo. Essa é a confrontação central de CAOS”. E acrescentou que, através da sua evolução pessoal, aprendeu “que a transformação é violenta”. Este novo trabalho é apresentado como a “iteração sonora” de como essa violência se transformou em “algo universalmente sentido”.