[FOTO] Direitos reservados
Odd Nosdam, parte dos cLOUDDEAD e activo membro dos subterrâneos mais experimentais da “beat making scene” global, acaba de lançar Sisters, um novo álbum de originais, através da Leaving Records de Los Angeles, a etiqueta afiliada da Stones Throw responsável por lançamentos de genete como Ras G.
Trata-se já do segundo lançamento do co-fundador da Anticon na etiqueta de Los Angeles, depois do projecto Swedish Fish repartido com Matthewdavid em 2011. Sisters, de acordo com comunicado da Leaving Records, é em parte inspirado pela experiência de tocar nas famosas noites Low End Theory onde a nata do underground de Los Angeles mais conotado com o hip hop experimental – de Flying Lotus a Gaslamp Killer – costuma apresentar-se com frequência.
Neste projecto, escreve-se na página oficial deste lançamento, “Odd Nosdam divide o seu tempo entre beats cósmicos de combustão lenta e paisagens sonoras reflectivas preenchidas com texturas intrigantes e samples que nso dão a volta à cabeça. Os sons analógicos são generosos e manipulados com inteligência. Samples belíssimos são apresentados, firmes e emocionais. Os címbalos explodem”.
O álbum Sisters está disponível numa versão de vinil, além dos formatos digitais habituais, e também numa curtíssima prensagem de apenas 50 exemplares em VHS, contendo oito vídeos assinados por Big Pauper. Às nove faixas originais, uma das quais contando com colaboração de Teebs, artista da Brainfeeder, há ainda a registar uma rara aparição dos Boards of Canada que assinam uma remistura para o tema título do novo trabalho de Odd Nosdam. Trata-se de uma colaboração natural, uma vez que a sonoridade algo pastoral dos Boards of Canada é uma das claras influências em Sisters.