O legado cósmico de Sun Ra continua a expandir-se e a somar novas homenagens. A Omni Sound anunciou a compilação When There Is No Sun, uma coletânea de 12 faixas curada por Ricardo Villalobos que reúne alguns dos nomes mais emblemáticos da música electrónica mundial para reinterpretar o trabalho do visionário maestro de jazz.
O primeiro single é uma remistura de “When Angels Speak” assinada pelos Underground Resistance, em colaboração com o poeta e músico Saul Williams, já o disco completo chega às prateleiras (em vinil) e às plataformas digitais no dia 27 de Março. Informa-nos um comunicado que esta compilação não se tratatará de um mero álbum de remisturas, mas sim de um “projecto de continuidade” que procura reimaginar o universo sonoro de Sun Ra a partir dos arquivos originais da Omni Sound, incluindo as gravações do LP de 2022 da Sun Ra Arkestra, Living Sky, e do projeto de 2023 My Words Are Music, que apresentava a poesia de Sun Ra recitada por uma constelação de artistas contemporâneos.
Para conduzir esta viagem interestelar, Villalobos formou um colectivo de elite. A lista de participantes é liderada pelos pioneiros do techno de Detroit, Underground Resistance, e inclui ainda o veterano do drum & bass Calibre, o pilar da house music Chez Damier, o peso-pesado da acid house A Guy Called Gerald, ou a exploradora de batidas SHE Spells Doom, entre outros. O próprio Villalobos também contribui com dois dos doze temas que constam no alinhamento.
Esta semana, o canal televisivo público norte-americano PBS revelou que a próxima entrada na sua série documental American Masters foca-se, precisamente, na obra de Sun Ra — a chegada do trailer foi notícia por cá.