Nos dias 17 e 20 de Outubro, o Teatro do Bairro Alto dedica-se a uma programação focada no discurso através de três eventos diferentes.
O primeiro intitula-se A Erótica do Explícito e acontece dia 17 às 17 horas, no formato de conferência-performance, conduzida pelo artista visual, curador e professor de dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Felipe Ribeiro. Ao longo de meia hora, na Sala Principal do TBA, o orador/DJ aborda “o erotismo dos funks brasileiros pós-feministas, extravasado em voz, versos e corpo” que pretendem “destabilizar o machismo estrutural que impera nos bailes”. No comunicado enviado à imprensa são-nos lançadas as duas perguntas-chave — “Que tipo de episteme de confronto é essa que se constrói no gozo e subvertendo as lógicas que por tanto tempo as objectificaram? Como acabam estes atos de terrorismo erótico por ter também impacto na cena queer?” — pelas quais esta sessão, cuja entrada tem um custo de 5 euros, se irá orientar.
Pouco tempo depois, nesse mesmo dia às 19h30, sobe ao Palco da Sala Principal a dupla formada por Mariana Pinho e Carolina Borges. Juntas propõe um exercício sonoro de colagem, mixagem, sampling e conversa em directo, que irá percorrer os vários temas abordados por Mark Fisher na sua compilação de ensaios Ghosts of My Life: Writings on Depression, Hauntology and Lost Futures: “a teia de relações entre capitalismo, doença mental, cultura, cinismo; entre futuros ainda para acontecer e a nostalgia que os articula e limita. Os medium-objeto em questão incluirão a música (tanto abordada por Fisher), entrevistas, diálogos de filmes e séries, notícias, etc”. A participação neste exercício sonoro é gratuita mas limitada (reservas através do e-mail bilheteira@teatrodobairroalto.pt até ao dia 14).
A jornada especial do TBA encerra no dia 20, pelas 20h30, com uma conversa intitulada Plano Nacional das Artes: entre a cultura e a educação. Na Sala Manuela Porto, juntam-se o comissário do PNA, Paulo Pires do Vale, a presidente do Conselho Nacional de Educação, Emília Brederode Santos, e ainda a programadora cultural e coordenadora de projetos de proximidade no âmbito da Câmara Municipal de Lisboa-Direção Municipal de Cultura, Susana Duarte. Ao longo de duas horas, os três oradores pretendem dar a conhecer uma nova proposta governamental de articulação entre a educação e cultura e debater acerca da sua inserção, tanto nos estabelecimentos de ensino como nas instituições culturais. Tal como no evento anterior, a entrada é gratuita mas limitada e as reservas devem ser feitas através do e-mail bilheteira@teatrodobairroalto.pt até ao dia 14.