pub

Publicado a: 21/06/2017

O rap nacional mostra a sua vitalidade na edição deste ano do MEO Sudoeste

Publicado a: 21/06/2017

[TEXTO] Alexandre Ribeiro [FOTO] Direitos Reservados

A conferência de imprensa do MEO Sudoeste aconteceu esta tarde e a presença em força do rap nacional foi o maior destaque, algo que começa a ser recorrente nos festivais nacionais. Basta olharmos para os cartazes do Sumol Summer Fest ou do Super Rock Super Bock.

No meio das árvores e dentro do complexo que alberga o Grupo Renascença, Luís Montez e Vanessa Careta fizeram a revisão da “matéria”, destacando Lil Wayne, Mac Miller, Dua Lipa, Matias Damásio ou, lá está, a representação nacional do universo das rimas e batidas. Entre as novidades anunciadas, o foco passou pela Nova Vila Santa Casa e o Palco Super Bock, que irá receber a programação da Noite de Recepção ao Campista.

 



A comprovar a vitalidade do hip hop português, foi com agrado que avistámos mais de uma dezena de artistas que estão associados a esse universo na conferência de imprensa. GROGNation, Bispo, DJ Ride ou MGDRV foram alguns dos nomes a marcarem presença.

Valas, por exemplo, vai levar a Matilha ao MEO Sudoeste. “É um grande momento e quero que eles vivam isso comigo”, revelou o MC em conversa com o Rimas e Batidas. Ao seu lado, encontrámos ProfJam, nome que vai estar em dose dupla no MEO SW: a solo e com a Think Music. Sobre o seu concerto, adiantou que talvez “apresente nova música”.

 


https://www.youtube.com/watch?v=sA69rZAjkFI


A Bridgetown também estará muito bem representada no festival. Mishlawi, que vai actuar com banda – no ano passado actuou na Zambujeira do Mar acompanhado pelo DJ Dadda – , confessou ao ReB que é “provável que toque músicas novas”. Da mesma equipa, Plutónio falou numa “actuação especial” e contou que pretende “levar uma banda maior para cima do palco.”

Em mais uma edição com a curadoria Orelha Negra a trazer o sangue novo à Zambujeira do Mar, Fred Ferreira contou que o objectivo é “divulgar os novos artistas portugueses” e que o cartaz deste ano “demonstra o estado do rap nacional”. Os Wet Bed Gang, que foram um dos grupos convidados para a curadoria, destacaram a sua “estreia absoluta no MEO Sudoeste” – nunca foram como público nem como artistas.

A comemorar 20 anos, o MEO Sudoeste acontece de 1 a 5 de Agosto na Zambujeira do Mar e, para aqueles que decidirem colocar o festival como paragem obrigatória neste verão, vão poder ver artistas como Lil Wayne, Mac Miller, Jamiroquai, Richie Campbell, Dengaz ou The Chainsmokers.

 


pub

Últimos da categoria: Reportagem

RBTV

Últimos artigos