Já chegou às livrarias Lovesong, um compêndio de 256 páginas que reúne fotografias de Álvaro Rosendo, editado pela Tinta da China. A obra custa 43,90€ e compila uma série de imagens que atravessam décadas da cena musical portuguesa, fixando criadores, intérpretes, jornalistas e produtores num registo íntimo e narrativo.
Lovesong apresenta-se como uma colectânea de vários rostos da cultura nacional num período de liberalização do gosto e do pensamento. Nas palavras do próprio fotógrafo: este livro resulta do “empenho e disposição, muitas vezes em contra-ciclo com as modas ou o status quo, de seguir o meu ímpeto em ‘narrar’ o que o meu coração foi capaz de ver”, colando-se assim a um registo de maior proximidade. Aqui retratados surgem figuras como os Xutos & Pontapés, Sérgio Godinho ou Maria de Medeiros.
Álvaro Rosendo, nome fundacional da fotografia contemporânea portuguesa, formou-se na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e foi co-fundador da Galeria Monumental (1985) e da escola de fotografia Maumaus (1991). Com uma carreira iniciada nos anos 80, o seu percurso inclui inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro, bem como a colaboração com diferentes publicações enquanto foto-repórter e infografista.