pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/09/2021

Três músicos. Um só organismo.

O novo projecto dos Ill Considered captura um momento de mudança — e é editado em Novembro

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/09/2021

A New Soil vai lançar o primeiro álbum completamente produzido em estúdio dos Ill Considered no dia 12 de Novembro. “Loosed” é a primeira faixa a ser extraída de Liminal Space.

A banda britânica não tem tido mãos a medir desde a sua criação, em 2017. Começaram por operar exclusivamente para o Bandcamp — entretanto, muitos dos seus trabalhos já se encontram também à nossa disposição nas principais plataformas de streaming — e foi por lá que editaram toda a série ILL CONSIDERED (THE STROKE, décima e mais recente entrada, saiu no final de 2020) bem como alguns outros registos ao vivo. Actualmente estão ligados à New Soil, editora que conta com os músicos Theon Cross e Church Of Sound na sua “família”.



Na passada sexta-feira revelaram “Loosed” e anunciaram aquele que será o seu primeiro disco a resultar de uma produção em estúdio mais “a sério”. Para chegar a Liminal Space, o grupo reformulou sua formação, que agora é composta por Idris Rahman (saxofone), Liran Donin (baixo) e Emre Ramazanoglu (bateria). Numa missiva enviada ao Rimas e Batidas, o longa-duração surge apresentado como uma “expansão da improvisação sem amarras e não-domesticada que estes músicos apresentam ao vivo, com essa abordagem de cariz mais intuitivo a direccionar-se agora para aquilo que é uma performance contida nas estruturas e arranjos criados em ambiente de estúdio.”

No mesmo comunicado, Emre Ramazanoglu abordou o processo criativo que envolveu a feitura do LP: “As composições ainda estão fortemente enraizadas em improvisação crua, mas pegámos nessas gravações, que anteriormente teríamos editado tal e qual como elas eram, e adicionámos-lhes arranjos complementares, bem como alguns convidados incríveis.”

Além de “Loosed”, Liminal Space vai abranger mais nove faixas e terá edições em vinil, CD, cassete e digital. E a sua lista de créditos está recheada de boa gente: no saxofone há a registar a prsença de Tamar Osborn (dos Collocutor), Ahnanse (dos Steam Down Orchestra) e Kaidi Akinnibi (membro dos black midi e da banda que acompanha Yussef Dayes); o disco conta ainda com os percussionistas Sarathy Korwar e Oli Savill; o tubista Theon Cross (de Sons of Kemet e dos SEED Ensemble) também participa, bem como o vibrafonista Ralph Wyl e o trompetista Robin Hopcraft (dos Soothsayers).

Em Outubro, os Ill Considered elevam o seu álbum de estreia ao formato de residência artística, que tomará conta do Purcell Room, no Southbank Centre, em Londres, nos dias 10 e 14 de Outubro. Tudo aponta para que estes sejam um par de espectáculos experiências memoráveis, já que a banda vai convidar um par de artistas visuais para trabalhar num vídeo em tempo real e a audiência desempenhará um papel importante no rumo tomado por todos aqueles que estão no palco.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos