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Fotografia: Jorge Carvalho
Publicado a: 09/08/2023

Os seus alunos têm tocado no hotel Brown’s, em Lisboa.

O estudo e a prática do jazz em Portugal: uma conversa com Massimo Cavalli

Fotografia: Jorge Carvalho
Publicado a: 09/08/2023

20 de Julho de 2023. Dirigimo-nos à zona da Avenida da Liberdade, ao hotel Brown’s Avenue, em Lisboa, para assistir a um concerto de jazz no bar da biblioteca. Tem sido uma aposta daquele hotel, levando nomes grandes do género, programados pelo director do Rimas e Batidas, Rui Miguel Abreu; mas também estudantes da licenciatura de Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada, actuações a cargo do professor e músico italiano Massimo Cavalli

Num concerto de duas partes, o quinteto de Inês Camacho interpretou standards de jazz e bossa nova para uma sala repleta de gente interessada. Não é música de fundo para conversas de café; pelo contrário, todas as atenções recaem sobre o palco. Ao lado da vocalista, o saxofonista Salvador Costa, o guitarrista Cláudio Campos, o baterista Martim Correia e o professor Nuno Costa no baixo.

As sessões no Brown’s arrancaram em Maio e, de acordo com Massimo Cavalli, são fulcrais para que os alunos tenham uma prática real do jazz muito diferente do que acontece se tocarem em casa, na escola ou num ensaio. 

“Foi por isso que achei o projeto extremamente interessante. Porque responsabiliza os alunos, coloca-os na condição de terem de preparar um repertório, de criarem um grupo, ensaiarem e tratarem do equipamento”, explica. Aliás, não só estão a profissionalizar-se ao vivo, usufruindo de condições “acima da média”, como as actuações podem servir de verdadeiras oportunidades.

Cavalli dá o exemplo do quarteto encabeçado por Cátia Ribeiro, que inaugurou os concertos da Lusíada no Brown’s mas que, numa actuação na Futurália deste ano, conquistou a hipótese de abrir o espectáculo de Lionel Richie no festival Cool Jazz. “Passou lá alguém do festival, ouviu o grupo cantar e a Cátia foi convidada para abrir para o Lionel Richie.”

O próximo concerto no hotel, marcado para 17 de Agosto, estará a cargo do trio de Salvador Costa, o mesmo saxofonista que vimos em Julho. “É uma proposta dele, com música improvisada e algum spoken-word. Vai ser algo diferente”, antecipa o professor, que dá aulas desde 1997, um ano após se mudar para Portugal, para onde veio atrás de uma proposta de trabalho enquanto contrabaixista. “Era para ter ficado um mês, fiquei 27 anos [risos]. Também estava a começar a minha carreira, então podia ser em qualquer parte do mundo.”



Um país de escolas de jazz


Embora seja um género de origem popular, nascido nas comunidades afro-americanas de Nova Orleães, ao longo das décadas o jazz tornou-se um género musical muito ligado à academia. Por todo o mundo abriram-se escolas e cursos de jazz, tendo em conta que é um género que exige uma técnica aprimorada. Mas, por outro lado, o jazz é sentimento, improvisação e liberdade elementos não tão fáceis de ensinar, que pelo menos não se prendem com um sistema de ensino formal e rígido.

Massimo Cavalli cresceu autodidacta. Só em Portugal é que estudou o ofício, tirando uma licenciatura e um mestrado na ESMAE, no Porto; e fazendo depois um doutoramento na Universidade de Évora. Mas já era músico profissional e dava aulas. Além de muitas sessões particulares, ajudou a desenvolver o programa da JB Jazz, e deu aulas na Escola de Jazz do Barreiro, no Hot Clube e é professor na Universidade Lusíada desde 2012. Com um pé na descoberta autodidacta e outro no ensino, admite que, para si, a academia “não é fundamental”.

“Uma pessoa que queira tocar… Desde que toque, oiça e se aplique, não precisa necessariamente de ir para uma universidade ou para uma escola para aprender seja o que for”, defende. “Aquilo que é importante, sobretudo na universidade, é ter uma mentoria. Quando eu comecei a estudar, arranjavas uma cópia de um livro ou umas cassetes, e aquilo era desossado até ao fundo. Hoje temos um excesso de informação. E é necessário dar alguma direcção, porque há um vasto leque, com o YouTube consegues ter acesso a tudo, com o Spotify consegues ouvir discos… Na minha altura copiava os vinis dos outros para cassete e levava para casa, era o maior presente que podia ter. Portanto, a ideia é direccionar, fazer uma tutoria, tentar personalizar o ensino.”

O curso de Jazz e Música Moderna é mais abrangente do que outros. Exploram-se crossovers entre vários géneros musicais e tentam ensinar-se as bases para que um aluno saiba fazer (e interpretar) música pop, blues ou rock, por exemplo. Aliás, o próprio Massimo Cavalli, embora seja um músico de jazz, tocou com projectos de vários âmbitos: como contrabaixista, acompanhou ao vivo nomes como Susana Félix, Ala Dos Namorados, João Pedro Pais e Mafalda Veiga.

Assim, o curso não tem uma vertente clássica nem rígida. “Muitas das pessoas que estudam connosco até já têm uma carreira, como a Mimi Froes, a Carolina Leite, o Wander Isaac ou a Diana Lima, por exemplo. São pessoas que até têm alguma projeção no mundo da pop, já têm produções e discos deles. Têm ideias que, depois, querem aprofundar a capacidade de ler música, saber compor, serem um bocado donos do próprio destino e das próprias ideias. Muitos dos cantores cantam de uma forma intuitiva, e aquilo que pretendem é saber construir e saberem o que estão a fazer. No segundo ano temos uma cadeira de songwriting”, explica.

“No início éramos muito mais ligados ao jazz. Mas, conversando com alguns alunos, eles diziam: depois acabamos por tocar todos da mesma forma e por fazer as mesmas coisas. Eu e os outros docentes ficámos um bocado a pensar. Por exemplo, os recitais finais, antes, tinham um sistema bastante rígido de execução. Agora eles fazem aquilo que lhes apetece em 30 minutos. E criámos também um festival onde os recitais dos alunos finalistas acontecem, o Lusíada Jazz Fest. Com um palco, técnicos de som, luzes. Ou seja, tentamos proporcionar as mesmas condições que os profissionais teriam se estivessem num festival e com os percalços técnicos que podem existir. E partilham o palco com nomes mais conceituados.”

Massimo Cavalli assume haver uma “grande procura” das novas gerações pelo jazz, dizendo inclusive que o jazz “está na moda”. “O jazz tem um nível de criatividade diferente, que não se rege apenas por aquilo que está na pauta. Esse tipo de criatividade é muito apelativa, sobretudo para pessoas com alguma maturidade musical. E também há pessoas que pensavam que o jazz não fosse uma coisa interessante e depois viram a 180 graus. É tentar estimular. Temos muitas escolas, sobretudo muitas universidades nos países latinos costumamos fazer o telhado e só depois o resto… Ou seja, em vez de fazermos cursos profissionais como hoje existem nos conservatórios, fomos logo para as universidades. Não se criou um reservatório de pessoas que estudavam música jazz que depois passassem às escolas superiores. Foi um bocado ao contrário. Nasceram os cursos de jazz nas universidades e só agora é que temos o curso de jazz no Conservatório de Lisboa. Já tínhamos o Hot Clube, claro, mas agora temos o Conservatório de Coimbra, a Bemposta, a Escola de Jazz do Barreiro, os Franceses também no Barreiro… Há muita oferta. O problema é que, hoje em dia, não há condições para um músico sobreviver só do jazz em Portugal. Se não contarmos com os músicos que dão aulas, podemos contar pelos dedos de uma mão aqueles que conseguem.”



Um contrassenso no ecossistema do jazz em Portugal


O ecossistema do jazz em Portugal parece viver num certo contrassenso. Por um lado, existe uma procura grande por parte de alunos e aspirantes a músicos. Por outro, não faltam festivais de jazz eles estão espalhados de norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, muitas vezes promovidos ou apoiados pelas autarquias locais. Com tantos músicos e eventos para tocar, o contrassenso está aí: são poucas as oportunidades para os novos jazzistas portugueses.

“Existem muitos festivais, mas os que existem são sempre reservados a estrangeiros, normalmente norte-americanos, ou a um número restrito de músicos portugueses, porque são sempre os mesmos. E o Brown’s, nesse sentido, é uma exceção e isso é que é muito bom. Onde é que os jovens tocam? Os jovens hoje em dia não têm bares onde tocar jazz. Tirando a Fábrica Braço de Prata, que pessoalmente não… Porque, embora estudantes, os jovens têm de ter o mínimo de condições. Hoje em dia, ser um jovem músico de jazz é viver em casa dos pais e ganhar 30€ por cada concerto num bar. Isso não é vida para ninguém. E repara que de precariedade sei eu, porque, basicamente, até 2012 só fazia aquilo. Se o telefone tocava, conseguia ganhar algum dinheiro. Se o telefone não tocava, não ganhava nada.”

Massimo Cavalli aponta, novamente, o dedo à cultura dos países do sul da Europa. “Pensamos sempre que aquilo que vem de fora é que é bom. Não temos a cultura que havia na Holanda: chegava o Dexter Gordon e ele tocava com músicos holandeses. E na Dinamarca tocava com músicos dinamarqueses. Foi assim que se criou uma geração de grandes músicos europeus. Aqui não. Vem cá alguém e ele é que traz o seu grupo.”

E volta ao tema da falta de oportunidades no presente: “Temos muito bons músicos e muito poucos locais onde eles possam tocar. Estamos a criar muitos músicos e depois não os pomos a tocar em lado nenhum. Isso é um grande problema. Na música, se não a consegues fazer ao vivo, não vale de nada. Não fazes experiências, não te enganas porque não tocas em palcos, não tens experiência com outros músicos… Toda aquela base que é o jazz, que é oral, de as pessoas irem ouvir, gostarem, fazerem perguntas ao outro, tentarem passar informação… Eventualmente, nós conseguimos passar essa informação na universidade ou em qualquer outra escola. Mas, depois, a parte ao vivo… E vou ser sincero: hoje em dia, os alunos nem vão ver os próprios professores. Isto também é um contrassenso, não ver muita música ao vivo. Porque têm muita informação ao alcance num ecrã. Mas não é a mesma coisa.”

Para tentar solucionar o problema, o músico e professor argumenta que instituições como a Rede Portuguesa de Jazz (conhecida a nível internacional como Portugal Jazz), da qual faz parte, poderiam desempenhar um papel mais activo, para “dinamizar” e “criar ligações”. “Quando cheguei a Lisboa em 1996, havia muito mais lugares onde tocar. E o dinheiro que se recebia dava perfeitamente para sobreviver. Hoje em dia, isto não acontece.”

Seja como for, aquilo que Massimo Cavalli tenta transmitir aos alunos é que, independentemente do sítio onde tocam, o mais importante é fazê-lo com paixão. “Vocês podem tocar num baptizado, num casamento, num funeral, mas quando tocarem tentem divertir-se e tocar com paixão, mesmo. Se não metemos isso na música, isso também não passa. Nem sempre foi assim para mim, mas foi importante perceber que, quando tocamos em hotéis ou em bares e nem tudo é como no Brown’s, evidentemente , temos de encarar aquilo como se fosse um concerto. Porque ninguém sabe quem pode passar por lá. Tal como não poderíamos saber na Futurália.”


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