pub

Publicado a: 08/01/2018

O enigmático Moodymann é o foco no novo mini-documentário da Resident Advisor

Publicado a: 08/01/2018

[FOTO] Marie Staggat Photography

A figura misteriosa de Moodymann foi o alvo escolhido para o mais recente mini-documentário produzido pela Resident Advisor. Moodymann: A Detroit Enigma chegou ao YouTube no final da semana passada.

 



Figura emblemática da cena house e techno mundial, Kenneth Dixon Jr. é o produto de uma segunda geração de produtores de Detroit que têm colocado a cidade norte-americana bem vincada no mapa mundial da música electrónica. Através dos alter-egos Kenny Dixon Jr, Mr. House ou, claro, Moodymann, a sua música difundiu-se pelas pistas de dança à escala global, sucedendo a uma linhagem de criadores de batidas influentes como Jeff Mills ou Juan Atkins.

A sua presença na cultura está envolta num grande mistério – contam-se pelos dedos das mãos as vezes que o músico falou com a imprensa e esse “silêncio” mediático junta-se ainda aos disfarces com que cobre o rosto para subir ao palco. As suas criações são o culminar desse grande ponto de interrogação em torno de Moodymann, um homem que parece sentir-se como um peixe dentro de água nesse limbo, tão dificilmente alcançável, entre o underground e o mainstream.

Da influência de Prince aos filmes de blaxploitation, a Resident Advisor desvendou um pouco desse universo obscuro que inspira Kenneth Dixon Jr.. Detroit, o seu eterno lar, é o combustível de eleição para que a máquina de Moodymann continue a operar sem contra-indicações na vida útil do seu motor. “Se não fosse por Detroit, eu não era o sacana que hoje sou. Eu não vou abandonar a minha querida, vou manter-me com ela. Se esta merda ruir é melhor rezarem por mim, porque eu vou cair com ela,” declara em tom romântico numa das poucas entrevistas recuperadas para o documentário.

 



Viciado na produção desde meados dos anos 90, Moodymann carrega uma invejável lista de edições no seu portfólio. Os últimos lançamentos têm sido levados a cabo através da KDJ, o seu próprio selo editorial que serviu também para lançar novos artistas. O álbum homónimo foi o mais recente LP de originais a sair com o seu cunho, em 2014, tendo assinado uma memorável curadoria de temas para a histórica DJ Kicks dois anos depois.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos