pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/09/2021

Janet, ponto final.

O documentário de Janet Jackson já tem trailer

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/09/2021

Janet Jackson, um dos nomes superlativos na pop global, vai ter a vida contada em quatro horas de fita. Anunciado no passado mês de Março, o documentário JANET. (o mesmo título do seu álbum de 1993) tem agora o seu primeiro trailer disponível. Estreia-se em Janeiro de 2022, pelos canais televisivos Lifetime e A&E, 40 anos após a edição do seu primeiro álbum. Não há ainda previsão de chegada a Portugal.

O trailer antecipa já a estrutura da longa-metragem, realizada por Ben Hirsch: imagens de arquivo inéditas, entrevistas a artistas influenciadas por Janet – como Mariah Carey e Missy Elliott – e o comentário da própria. Pelo material incluído, é expectável que o documentário revisite os primórdios da carreira de Janet, desde as actuações no programa televisivo The Jacksons até à digressão do álbum Rhythm Nation 1814, que a sagrou na indústria musical, juntamente com discos pioneiros como The Velvet Rope – um dos pontos de viragem para o r&b alternativo – ou Control. Pela presença de Tupac Shakur no trailer, abordará ainda o filme Poetic Justice, em que Janet contracenou com o mítico rapper.

Inevitavelmente, JANET. incidirá também sobre a controvérsia que mudou o rumo da sua carreira: o intervalo do Super Bowl de 2004, em que actuou ao lado de Justin Timberlake, que lhe arrancou um pedaço de roupa do peito, expondo o seu mamilo em directo. 

De imediato, a carreira da artista sofreu um embargo: as suas músicas foram banidas da MTV e das restantes propriedades do grupo Viacom, por ordem do então presidente Les Moonves (que se demitiu em 2018 após uma avalanche de acusações de assédio e abuso sexual). Nos anos seguintes, têm vindo a lume reflexões sobre o apagamento do legado de Janet, cujos lançamentos ao longo dos anos 2000 e 2010 atraíram pouco do êxito monumental a que estava acostumada — apesar da aclamação que Unbreakable, em 2015, gerou.

JANET. conta com produção executiva da homónima e do irmão Randy Jackson. De acordo com a revista Variety, as gravações do documentário levaram três anos, em coincidência com o luto pelo pai Joseph Jackson.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos