O Futurama já arrancou e, para este mês, tem previstos concertos de Yeli Yeli, Angélica Salvi, Nídia, Filipe Sambado ou Puta da Silva espalhados por Beja (dias 7 e 8), Serpa (dias 14 e 15) e Castro Verde (dias 21 e 22).
A edição de estreia do novo festival alentejano aconteceu no passado dia 30 de Setembro, com um workshop de vídeo e som, conduzido por Carincur e João Pedro Fonseca, ou um concerto de Gaspar Varela e Yerai Cortés. O Futurama vai até ao dia 22 de Outubro através de uma programação descrita como “multi e transdisciplinar, colaborativa, inclusiva e transfronteiriça (…) que cruza a música, as artes visuais, as artes performativas, a literatura, o cinema e workshops, com algumas colaborações inéditas, expandidas por espaços culturais, patrimoniais e naturais (castelos, igrejas, praças, jardins ou bibliotecas).”
Na invasão a Beja, este fim-de-semana, podem contar com propostas de Filipe Sambado (estreia em palco a sua colaboração com a artista espanhola Yamila), Wasted Rita, Nídia ou DJ Stá. O projecto que, há um ano, juntou Pedro da Linha e Álvaro Romero chama-se agora Yeli Yeli e será um dos momentos mais raros entre a oferta cultural para 14 e 15 de Outubro, dias para os quais se encontram escalados ainda Puta da Silva ou o cruzamento entre o poeta e artista visual António Poppe e os La Familia Gitana. Os últimos dois momentos do Futurama acontecem em Castro Verde, dias 21 e 22, com um cartaz no qual se destacam os nomes de Angélica Salvi (com os Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde) e de ZenGxrl.