Now Again relança trilogia clássica de David Axelrod

[FOTO] Direitos Reservados

O anúncio foi feito por Egon: a trilogia clássica que o produtor e arranjador de culto David Axelrod gravou para a Capitol entre 1968 e 1970 será reeditada pela Now Again, com Song of Innocence, de 1968, a liderar a operação de relançamento, já no próximo Record Store Day, que terá lugar a 21 de Abril.

 



David Axelrod faleceu em fevereiro de 2017, facto que mereceu manifestações de pesar de uma alargada amostra da comunidade hip hop para quem a obra do produtor nascido em Los Angeles em 1931 era uma referência incontornável. “Holy Thursday”, tema do álbum que agora merecerá reedição, por exemplo, foi samplada por gente tão distinta quanto Lil Wayne, Pete Rock, Joey Bada$$, Unkle, Beatnuts ou Fat Joe.

 



Arranjador brilhante, David Axelrod produziu e orquestrou álbuns de artistas como Cannonball Adderley, David McCallum ou Electric Prunes, deixando a sua marca em trabalhos da área do jazz, easy listening ou rock psicadélico. Em estúdio, recorria normalmente à famosa Wrecking Crew, um fluído colectivo onde militavam pesos pesados como o baterista Earl Palmer ou a baixista Carol Kaye, dois mestres cujos grooves adornam muitos clássicos de hip hop.

DJ Shadow foi um dos primeiros produtores a chamar atenção para a obra visionária de David Axelrod e através de Shadow a editora britânica Mo ‘Wax chegou mesmo a lançar um álbum homónimo do produtor e arranjador em 2001 o que daria mais tarde origem a um celebrado concerto no Royal Festival Hall, lançado em CD e DVD. Mais tarde, em 2005, o próprio Egon, na época nos quadros da Stones Throw e hoje à frente dos destinos da Now Again, seria o responsável por compilar The Edge, antologia que reunia os trabalhos de David Axelrod realizados para a Capitol entre 1966 e 1970 incluindo, além de títulos em nome próprio, produções e orquestrações realizadas para artistas como Lou Rawls, David McCallum (cujo “The Edge” foi famosamente samplado por Dr. Dre), Don Randi ou Cannonball Adderley.

As reedições que Egon agora se prepara para colocar no mercado são apresentadas como tendo qualidade “audófila”: realizadas a partir dos masters originais e todas disponibilizadas com booklet de 28 páginas com textos que abordam a vida e a obra de Axelrod, adornados com fotos inéditas e uma entrevista da autoria do próprio Egon e de Brian Digenti da Waxpoetics.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team