A editora alemã Spector Books lança Unearthing the Music: Footnotes to Sonic Resistance in Non-democratic Europe (1950–2000), um volume de 624 páginas que reúne histórias sonoras de resistência cultural em contextos autoritários do século XX europeu. O livro, escrito em inglês e com edição de Rui Pedro Dâmaso, Alexander Pehlemann e Lucia Udvardyová, é o culminar de um projeto iniciado em Portugal e que deu origem a um extenso arquivo online de sons subterrâneos, experimentais e de resistência — acessível em unearthingthemusic.eu.
A publicação percorre geografias e estéticas diversas, do jazz na Polónia ao punk conceptual na Jugoslávia, passando pelos estúdios estatais de música eletrónica, edições clandestinas em fita magnética, o papel das mulheres nas subculturas, os casos ibéricos sob ditaduras como a de Franco e Salazar ou a ditadura militar grega. Com ensaios, entrevistas e imagens inéditas, Unearthing the Music oferece um panorama rico das tensões entre música e poder, entre liberdade criativa e controlo e vigilância institucional.
Os editores reúnem percursos distintos mas complementares no estudo da música, do som e da sua relação com a sociedade e a política. Rui Pedro Dâmaso é curador de música e som, baseado no Barreiro, Portugal. É o autor e diretor do projeto Unearthing the Music e cofundador da associação cultural OUT.RA, responsável pela organização de festivais de música e cinema e por projetos de arquivo. Alexander Pehlemann é historiador de arte, curador, editor e DJ alemão, com um longo percurso ligado às culturas independentes da antiga Alemanha de Leste. Fundador da plataforma Iron Curtain Radio, colabora com iniciativas culturais como Kulturny Dom Lipsk e Salon Similde. Já Lucia Udvardyová é jornalista musical, curadora e artista, cofundadora do projeto Easterndaze (dedicado às cenas underground da Europa Central e de Leste) e do selo de cassetes Baba Vanga. É também curadora de cinema no WOMEX e integra a plataforma audiovisual europeia SHAPE.
A lista de colaboradores/as deste volume é diversa, cruzando investigadores/as académicos, artistas, músicos e ativistas político-culturais: Chris Bohn, Stephen Coates, Chris Cutler, Daniel Muzyczuk, Ivo Pospíšil, Jelena Petrović, Juraj Duriš, Ksenija Stevanović, Māra Traumane, Paula Guerra, Ana Oliveira, Pavla Jonssonová, Rui Eduardo Paes, Sergio Blardony, Trever Hagen, Yuriy Gurzhy, Zoran Pantelić, Wolf Kampmann, Hannelore Fobo, Octav Avramescu, Alexander Pehlemann e Lucia Udvardyová.
A obra está disponível em distribuição internacional, com pontos de venda na Europa, América, Ásia e Oceânia.