pub

Novo livro explora o mundo secreto da Library Music

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTO] Direitos Reservados

Inacessível durante décadas, a Library Music foi um dos filões secretos explorados pelo hip hop através do sampling durante os anos 90. A música lançada por editoras como a De Wolfe, KPM, Southern, Bruton ou a Editions Montparnasse 2000 consagrou em círculos de iniciados — sobretudo produtores mais atentos — músicos como Alan Hawkshaw, Syd Dale, Janko Nilovic ou Brian Bennett, entre muitos outros.

 



Agora, um novo livro, da autoria de David Hollander e com chancela da fantástica Anthology Editions, promete lançar luz sobre este fascinante e obscuro universo musical: Unusual Sounds – The Hidden History of Library Music é apresentado como tendo “histórias, entrevistas e visuais extraordinários dos mais celebrados criadores desta área bem como design original de Robert Beatty e um prefácio de George A. Romero”. O realizador do filme de culto Dawn of the Dead foi pioneiro, devido a constrangimentos orçamentais, a usar música de Library nas suas bandas sonoras. A Trunk editou mesmo, em 2004, uma compilação que “reconstruía” a banda sonora de Dawn of the Dead com música de compositores como Pierre Arvay ou Jack Trombey criada originalmente para o catálogo da Music De Wolfe.

 



Actualmente a Library Music é alvo de um alargado movimento de relançamentos, sobretudo a italiana, cena muito activa durante as décadas de 60 e 70 graças a uma intensa indústria cinematográfica e que gerou, em etiquetas como a CAM, Flirt Records ou a Intervallo, verdadeiras peças de colecção cujos originais trocam de mãos por muitas centenas de euros. Mas uma das primeiras compilações do género, de título Bite Hard e dedicada ao incrível catálogo da mesma Music De Wolfe recentemente explorada por Blockhead, celebra este ano já duas décadas de existência.

A música de alguns dos artistas nessa compilação, como Alan Hawkshaw ou Alan Parker foi inúmeras vezes sampladas por artistas como Wiz Khalifa, Onyx, Danny Brown, Kaytranada, Ugly Duckling, Curren$y, Knxwledge, DJ Format, Nas ou, entre tantos outros artistas do universo das rimas e das batidas, /L & Esoteric e Masta Ace.

O livro Unusual Sounds é por isso mesmo um precioso documento para lançar luz sobre um universo musical ainda muito desconhecido já que a música originalmente lançada nesse circuito só muito raramente chegou ao circuito comercial e foi amplamente distribuída. Durante décadas fechada em arquivos, a Library Music começa agora a ganhar finalmente a exposição que sempre mereceu.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos