No dia 23 de Abril, Violet regressa à sua naive com um novo EP. Espírito conta com três faixas originais e três versões alternativas para uma delas, “Psyche”, o primeiro tema disponibilizado.
Está encontrado o segundo lançamento da produtora lisboeta em 2021, ela que em Fevereiro assinou o longa-duração Archives 2012-2020 por intermédio da naivety, uma compilação de material que estava guardado na gaveta e em que parte do valor obtido através das vendas foi canalizado para a SOS Racismo. Agora regressa à casa mãe, a naive, selo que fundou em 2017 e pelo qual lançou um único projecto, o também curta-duração Togetherness.
Com o lado menos óbvio do techno de Detroit e o house tribalista de Nova Iorque como linhas condutoras, Violet lança-se a este Espírito com uma imensa fome pelo regresso às pistas de dança. Em “Psyche”, o single inaugural, aguça-nos também a nós o apetite com uma marcha de seis minutos em que são as próprias percussões quem ajudam a ditar as diretrizes melódicas do tema, com alguns golpes corrosivos sintetizados a juntarem-se à desenfreada festa de ritmos. É precisamente “Psyche” que dita o tom para o lado B deste EP, um conjunto de versões alternativas, entre as quais uma remistura de Eris Drew, nome também associado ao universo naive.