Está prestes a estrear nos EUA um documentário que retrata como a pirataria abalou a indústria — e o negócio — da música entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000. How Music Got Free é um filme de duas partes realizado por Alexandria Stapleton, que foi exibido pela primeira vez no início deste ano no âmbito da programação do festival SXSW.
O filme foca-se no tempo em que o FBI abriu uma investigação para identificar e deter aqueles que estavam a roubar música e a partilhá-la livremente, prática que acabou por se disseminar completamente, com a massificação da Internet — para o público, pode ter contribuído para a democratização do acesso à cultura; para a indústria, foi sempre um factor que levou à perda de valor do mercado.
“De Nova Iorque a Los Angeles, passando pela pequena cidade industrial de Shelby, no estado da Carolina do Norte, esta produção de duas partes apresenta o génio peculiar dos desconhecidos que a partir daqui passaram ser chamados de ‘piratas’, o drama das investigações e das condenações por parte do FBI, e os relatos em primeira mão dos principais artistas musicais e executivos da indústria”, pode ler-se na sinopse oficial. “Uma história inacreditável de ilegalidade, inovação, celebridade e astúcia, estes são os acontecimentos que mudaram a indústria da música para sempre.”
O narrador do documentário é Method Man, sendo que na lista de entrevistados estão nomes como 50 Cent, Timbaland, Jimmy Iovine, Rhymefest ou Eminem (que também é um produtor executivo do projecto, ao lado de LeBron James e de outros). How Music Got Free estreia a 11 de Junho na plataforma Paramount+, nos EUA e Canadá, sendo que chega ao mercado internacional no dia seguinte. Por enquanto, não está confirmado se poderá ser visto — legalmente — em Portugal.