Será já no próximo dia 30 que White Haus, projecto paralelo de João Vieira dos portuenses X-Wife, editará o seu segundo trabalho de longa duração, Modern Dancing, sucessor de The White Haus Album lançado em 2014 depois da estreia no ano anterior com o EP White Haus.
Escrito em estúdio, aprimorado na sala de ensaio e fixado posteriormente por Zé Nando Pimenta na Meifumado, o novo trabalho é descrito por João Vieira como sendo “mais orgânico, menos lo-fi e menos sombrio que o anterior. O disco emana uma energia mais positiva e mais alegre.”
O arquitecto do som de White Haus volta a invocar a sua larga experiência de mais de duas décadas como DJ (fez carreira também como DJ Kitten) como principal fonte de inspiração: “Mais uma vez são muitas as referências – muitas daquelas que me seguiram durante os quase 20 anos como dj e melómano.”
Com a colaboração dos músicos de estrada Graciela Coelho, André Simão e Gil Costa João Vieira conseguiu no novo trabalho de White Haus uma sonoridade mais orgânica e festiva que continua a apontar para os anos 80 como meta estética bebendo muito na new wave e no disco. O artwork de Modern dancing é da autoria de Royal Studio.
Como avanço para o novo álbum, White Haus disponibilizou “Greatest Hits”, um vídeo de Vasco Mendes que é ao mesmo tempo um retrato e uma caricatura dos anos 80.
Reclamando influências “dos primórdios do hip hop e electro de inícios de 80 o tema conta com a participação de André Simão na guitarra, Graciela Coelho nas segundas vozes e Gil Costa na bateria. A voz principal assim como os sintetizadores ficam a cargo de João Vieira”, esclarece o press-release oficial que adianta ainda que se escuta “sexual harassment, cybotron, egyptian lover e grandmaster flash” com a identidade de White Haus a manter-se, no entanto, “intacta com os sintetizadores a substituir as linhas de baixo, guitarras à Nile Rodgers, caixas de ritmos, bateria e vozes num estilo vocal mais aproximado de “How I Feel”, o primeiro single do projecto a solo de João Vieira”.
O vídeo foi realizado por Vasco Mendes, rodado no Porto e tem a particularidade de ter contado com a participação de centena e meia de alunos da Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos.
“Durante 3 dias”, revela White Haus em comunicado, “os alunos do curso de design da comunicação da ESAD estiveram envolvidos na elaboração do vídeo utilizando a técnica de rotoscope, que implica uma intervenção “frame a frame” sobre a filmagem. A sequência foi impressa, os alunos intervieram manualmente e no final foi fotografada na íntegra de forma a reintegrar o vídeo.
Nele está retratada a vida de um produtor que teve sucesso nos anos 80 e que trabalha no presente como produtor de bandas. Tudo parece correr bem com a banda que está a produzir (White Haus) mas em vários momentos sente uma enorme vontade de voltar a subir aos palcos e assumir o protagonismo (em vez de estar atrás de uma mesa de mistura)”.