pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/01/2026

Novo formato numa nova casa.

Notas Azuis cresce e transita para a Antena 2

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/01/2026

O programa Notas Azuis, da autoria de Rui Miguel Abreu, ganha uma nova antena e um novo fôlego já a partir das 00h00 da próxima segunda-feira, dia 5 de Janeiro. A emissão semanal dedicada ao vasto universo do jazz (e arredores) transita assim das noites de domingo na Antena 3 para o arranque das madrugadas de segunda-feira na Antena 2, estendendo-se agora para as duas horas de duração.

“Era um desejo antigo”, explica Rui Miguel Abreu. “O jazz tem muitas vezes peças de duração mais dilatada do que, por exemplo, o hip hop que explorei em diferentes programas ao longo de décadas. E isso significa que numa hora de programa não é possível cobrir muito território e a verdade é que as novidades que saem todas as semanas são imensas”, justifica ainda o também radialista que é igualmente director desta publicação, em que as Notas Azuis se têm manifestado sob a forma de uma coluna de críticas a discos.

A transição do programa Notas Azuis, que nasceu em 2020, para a Antena 2 é parte de uma reorganização da programação das diferentes antenas da RTP. “O alargamento da duração do programa permitiu-me também repensar o seu conteúdo”, explica-nos ainda Rui Miguel Abreu. “Vou continuar a dar atenção à produção nacional e internacional, sempre numa lógica das novidades discográficas que vão sendo lançadas. Mas farei a divisão entre música actual na primeira hora e as novas reedições de pérolas do passado na segunda hora. A ideia será estar atento aos novos discos que vão saindo, mas separando as águas entre o que é a produção contemporânea e o que são os relançamentos de obras marcantes da história do jazz ou até edições de material arquivado que pode ter sido registado há décadas, mas que se manteve inédito até agora. Um exemplo possível disso é o trabalho extraordinário que tem vindo a ser desenvolvido pela francesa Transversales Disques, que recuperou dos arquivos da ORTF gravações nunca antes editadas de gigantes como Thelonious Monk ou Pharoah Sanders e Don Cherry, por exemplo”, aponta ainda Rui Miguel Abreu.

Este domingo, dia 4, será emitido o último Notas Azuis na Antena 3, a partir das 20 horas. O programa será dedicado àquele que Rui Miguel Abreu refere ser o seu álbum internacional do ano, CREAM, de Kassa Overall. Umas horas depois, pelas 00h00, arrancará na Antena 2 a emissão inaugural do Notas Azuis na sua nova casa e novo formato, com o primeiro de três especiais dedicados aos melhores registos de 2025. Essa primeira emissão de Notas Azuis na Antena 2 apresentará os 10 melhores álbuns nacionais do ano que passou.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos