[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados
Nocas Infinito editou Firme no dia 25 de Abril. Dekor foi o produtor de serviço no segundo LP da carreira do MC nortenho.
Foi em Outubro passado que Nocas Infinito nos deu a conhecer “A Decisão”. No tema movido a “motivação pura”, o rapper de Aldoar, Porto, colaborou com DJ Flip, um dos seus parceiros no crime em Auto Cultivo, de 2013. Dekor foi o artesão de serviço na batida, que colheu também os créditos pelo videoclipe apresentado. Em “A Decisão”, Nocas falava da mais pura das rimas, plena de “alma e coração”, e o modo de como deve ser encarada para que o lado comercial não se sobreponha à urgência da sensibilidade artística — “O que é sagrado, não deve ser contaminado pela guita,” rima na faixa.
O sentimento expressado no single de apresentação é reflectido ao longo do alinhamento de Firme. “A afirmação que tenho neste álbum prende-se, sobretudo, com o facto de eu continuar igual a mim mesmo, como sempre fui. Trata-se do facto de eu não ceder em nada na forma como faço a minha música, de não procurar seguir modas ou tendências para ser mais reconhecido ou famoso”, explicou Nocas ao ReB.
Firme chega após uma paragem de cinco anos desde o disco de estreia do rapper, que conviveu com Berna nos L.C.R.. Neste conjunto de 13 temas, DJ Flip, Zulu, Joaquim Granja, Able e Dekor são as colaborações que surgem creditadas, com o último a ficar responsável também por toda a produção, gravação e mistura das faixas. “A ideia do álbum só surgiu há cerca de dois anos quando conheci o Dekor e decidimos fazer o disco”, revelou o rapper.
O rapper mostrou-se Firme a 25 de Abril, o dia em que Portugal comemora a liberdade. Uma escolha que se prendeu com “vários motivos de ordem pessoal”. Nocas rematou: “Sempre foi uma data importante para mim.”