pub

Publicado a: 26/10/2017

Nocas Infinito sobre FIRME: “Tive necessidade de falar de alguns assuntos mais pessoais e emotivos”

Publicado a: 26/10/2017

[TEXTO] Rui Correia [FOTO] Direitos Reservados

Nocas Infinito, rapper oriundo de Aldoar ,no Porto, vive o movimento hip hop há cerca de 20 anos. Depois da criação, em 1998, do grupo L.C.R., o MC estreou-se no formato longa-duração com Auto Cultivo, em 2013.

O rapper portuense, dono de rimas directas e direccionadas ao seu amor pelo hip hop, sem receio de cultivar o seu público pela crítica social e política, anunciou recentemente com o lançamento do single “A Decisão” que sairá em breve um segundo álbum intitulado FIRME.

Estivemos à conversa com o Nocas para desvendarmos um pouco mais sobre este seu novo trabalho.

 



“A Decisão” é o single que abre a porta para o novo álbum, FIRME. O que podemos esperar deste trabalho em comparação com o teu primeiro disco, Auto Cultivo?

Este álbum segue a mesma linha do Auto Cultivo. Penso que está um pouco mais maduro em termos de escrita e conteúdos, mas mais explosivo em termos de som. Está também um pouco mais pessoal, já que desde a edição do Auto Cultivo eu tive um filho e uma filha e tive necessidade de falar de alguns assuntos mais pessoais e emotivos. De resto, continuo com as temáticas de críticas do estado actual do rap, crítica social e política.

“Educativo, clássico, sou do boom bap até ao fim/ Nem me venham falar de trap, essa merda não é para mim”. Podemos antecipar a escola do boom bap no teu novo álbum. Sentes o trap como a antítese da tua sonoridade e mensagem?

Eu tenho um amor incondicional pelo boom bap. Sempre tive e sempre terei. Nunca gostei do tipo de som proveniente do Sul dos Estados Unidos. Nem para dançar. E pelo que tenho ouvido, em termos de conteúdos, eu não me identifico nada com aquilo que escrevem ou a imagem que transmitem. Detesto os auto-tunes, os gestos que eles usam, as danças, etc.. Tenho uma música a falar sobre isso no álbum com um convidado especial!

O Dekor fez todo o trabalho de background no single – produção do instrumental e realização do vídeo para a canção. Como surgiu esta ligação? Ele está também envolvido no processo do álbum?

A ligação com o Dekor surgiu através do Rimas com Carisma, quando ele me fez o convite para participar no projecto. Fui ao estúdio dele e na altura eu estava à procura de um produtor para o meu álbum… Não queria ter muitos produtores neste álbum, como tive no Auto Cultivo. Fiz-lhe o convite para produzir todos os sons no álbum, o que acabou por acontecer! Só tenho lá um som que não é produzido por ele. E como ele funciona quase como uma máquina de fazer música, na medida que sabe fazer tudo… Agora até vídeos faz! Foi ele que gravou, misturou e masterizou o álbum! Só não fez a capa…

Que mais podes acrescentar sobre o álbum? 

Ainda não pensei sobre como vou fazer o lançamento do álbum… Para já quero acabá-lo. Ainda faltam gravar 3 músicas. Em relação às participações, posso já adiantar que o Able e o meu pai entram no álbum! Mas ainda tenho umas surpresas que precisam de ser finalizadas!

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos