pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/03/2023

De volta a Portugal.

New Order juntam-se ao alinhamento do Primavera Sound Porto’23

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/03/2023

O Primavera Sound Porto anunciou ontem um novo cabeça-de-cartaz ao seu cartaz para este ano: os New Order são agora o nome mais cintilante no alinhamento para o último dia do festival, 10 de Junho.

A notícia foi avançada durante a tarde de ontem, precisamente no dia em que “Blue Monday” comemorou o 40º aniversário. O poderoso single do segundo álbum da banda inglesa, Power, Corruption & Lies, continua a ser a sua canção mais emblemática de sempre e ajudou o rock a caminhar de braço dado com a música de dança, misturando instrumentação tradicional com sons de drum machine e samples de Kraftwer (“Uranium”) e Ennio Morricone (“La Resa Dei Conti”). Com o passar dos tempos, “Blue Monday” serviu de inspiração para artistas das mais diversas frentes sonoras — foi recriada pelos Orgy ou Nouvelle Vague e samplada para dar origem a novos temas de Rihanna, M.I.A, Nicholas Jaar, Kylie Minogue ou Divine.

A origem dos New Order remonta ao final da década de 70, numa altura em que o grupo respondia por Joy Division e tinha Ian Curtis enquanto frontman. Após o desaparecimento precoce de uma das vozes mais emblemáticas do pós-punk, em 1980, Bernard Sumner, Stephen Morris e Peter Hook (que entretanto abandonou a formação) optam pela mudança de nome do projecto, iniciando um novo percurso enquanto New Order, hoje uma das bandas inglesas com maior peso histórico no panorama da música alternativa, influenciado quer a cultura do rock como a da electrónica. Com dezenas de discos de estúdio e gravações ao vivo editadas, a mais recente inscrição no seu catálogo é a reedição de Low-Life, que agora surge nas plataformas de streaming apetrechado com alguns inéditos e versões alternativas para os temas que constam no alinhamento original de 1985. Lançada em 2020, “Be a Rebel” é a mais recente nova faixa assinada pelo conjunto.

No dia 10 de Junho, os ingleses dividem o cartaz com Pusha T, Yve Tumor, Blur, Daphni, Halsey, Drain Gang, Wolf Manhattan, Yard Act ou Julia Holter. Nos dias anteriores, a oferta do Primavera Sound Porto abrange concertos de Kendrick Lamar, Rosalía, FKA twigs, Baby Keem, Central Cee, The Comet Is Coming ou NxWorries. Neste momento os bilhetes diários custam 70 euros, enquanto que o passe geral custa 170 euros (ou 250, se optarem pela modalidade VIP).


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos