Navy Blue revelou os planos para a edição de um novo trabalho. The Sword & The Soaring chega a 11 de Novembro e tem como primeiro single “Orchards”.
O rapper e produtor, cujo nome real é Sage Elsesser, passou os últimos dias a partilhar algumas imagens no seu Instagram com descrições que parecem apontar para os títulos das faixas do sucessor de Memoirs In Armour (2024). A especulação em torno de um possível novo projecto do artista vê-se agora confirmada com o lançamento do primeiro tema de avanço, no qual volta a soltar a sua poesia meditativa sobre uma produção celestial de Child Actor, com quem já tinha colaborado no seu anterior registo discográfico.
Num comunicado enviado à imprensa, o MC de Los Angeles falou sobre este reencontro com o artesão que tem dado cartas no panorama underground do hip hop norte-americano, tendo já servido bases musicais para artistas como Earl Sweatshirt, Armand Hammer ou Moor Mother:
“O Child Actor tem sido uma luz e força orientadoras para mim e para o meu processo criativo. Quando ele me enviou a batida, ela tinha o título ‘Orchard’, assim como como aconteceu com a ‘Low Threshold’. Os títulos dos seus instrumentais são sempre certeiros e parecem preparar o cenário para as minhas músicas. Desta vez, com o brilho quente do sol de Inverno a atravessar as nuvens. Visualizei um pomar de maçãs a fundir-se num único ponto de fuga e comecei a escrever. Milhares de árvores individuais a dar frutos, ligadas através do solo e das raízes, com uma expansão que se assemelha a uma fonte infinita.”
Este single inaugural do trabalho que se avizinha chegou hoje às plataformas digitais e, no YouTube, é acompanhada por uma cinematografia realizada por Maxi Hachem, que complementa a atmosfera introspectiva do tema. A julgar por esta amostra, The Sword & the Soaring deverá dar seguimento à estética de rap a que o discípulo de Ka nos tem habituado, feita de versos profundamente reflexivos e contemplativos e acompanhada por paisagens sonoras taciturnas que rejeitam quaisquer tipos de “fogos de artifício”. Após o lançamento, Elsesser partirá para uma longa digressão que se vai estender até ao próximo ano, altura em que se prevê uma nova passagem sua pelo continente europeu.