Nástio Mosquito e Moço Árabe no Rotas e Rituais

[FOTO]: Direitos Reservados

 

O músico e artista plástico angolano Nástio Mosquito vai estar hoje à noite no cinema São Jorge, em Lisboa, no festival Rotas & Rituais. Com ele estará o vocalista e letrista dos Primitive Reason, Guillermo de Llera que apresentará uma outra vertente do seu projecto artístico multidisciplinar: Moço Árabe.

Trata-se de um espectáculo de fusão de dois estilos diferentes de intervenção, mas com o mesmo fim: utilizar os projectos artísticos como voz para difundir causas. Nástio Mosquito, que editou no ano passado o disco Se Eu Fosse Angolano, em que apre­senta “uma visão de uma Angola plu­ral onde o campo e a cidade se rede­fi­nem, onde a soci­e­dade con­tem­po­râ­nea toma conta da rea­li­dade urbana”.

Nástio traduz a sua arte numa fusão de spoken-word (de voz grave, taciturna), hip hop, kuduro, kizomba, reggae e até rock. “Reúnem-se as influên­cias ter­ri­to­ri­ais e ide­o­ló­gi­cas em que os Ango­la­nos vive­ram, por esco­lha ou por força das cir­cuns­tân­cias, num pro­duto ecléc­tico de que não se pode ques­ti­o­nar a ori­gem: é Angola”, explica o texto de apresentação do espectáculo. Como é habitual nos seus espectáculos, o artista conta com o trabalho visual de Vic Pereiró.

Enquanto Moço Árabe, o artista multidisciplinar e etnomusicólogo Guillermo de Llera aborda a temática da des­lo­ca­ção dos Moça­rabe, o povo cris­tão-ibérico que vivia sob a égide de governos muçul­manos, representativo da pluri-culturalidade e fusão de filo­so­fias. “Com música revo­lu­ci­o­ná­ria e moderna, Moço Árabe con­se­gue uma fusão musi­cal entre o que é tra­di­ci­o­nal e o que é inven­ção, e con­sequên­cia da falta de refe­rên­cias cul­tu­rais e do des­lo­ca­mento e migra­ção forçados”.

O disco deste projecto de Moço Árabe deverá ser disponibilizado em Junho, pelo que é uma boa oportunidade de ver, em antecipação, o que está agora a crescer.

O espectáculo “Nástio Mosquito Convida Moço Árabe”, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, começa às 21h30 e custa €8.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team