O músico e cantautor português Janeiro está entre os nomeados aos Grammy Latinos de 2025 na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, com o seu aclamado terceiro álbum Fugacidade. A cerimónia de entrega destes prémios irá acontecer no dia 13 de Novembro na MGM Grand Garden Arena em Las Vegas.
Editado em Setembro de 2024, o disco foi construído ao longo de três anos com uma equipa de amigos e colaboradores próximos. Fugacidade é uma obra composta por 13 faixas que exploram temas como a fuga da vida urbana, a efemeridade dos tempos modernos e a cura emocional através da arte. O LP foi escrito com uma guitarra oferecida por Rui Veloso, algo que o torna ainda mais especial e simbólico neste importante momento. O trabalho mistura influências da canção portuguesa, do jazz, da MPB e da electrónica, tendo sido revisto pelo seu autor numa entrevista publicada no Rimas e Batidas há quase um ano.
Além de Janeiro, outro português está nomeado aos Grammy Latinos: o fadista Camané, na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, graças ao registo Ao vivo no CCB – Homenagem a José Mário Branco. A nomeação de Janeiro coincide com um momento de grande actividade criativa: recentemente apresentou-se ao vivo nos Concertos L na Madeira e nos Jardins de Verão da Gulbenkian, a convite de Dino D’Santiago, sendo que já se encontra também a trabalhar num novo álbum, Reticências, previsto para 2026, e continua a expandir seu trabalho como produtor e designer sonoro em trabalhos para outros artistas.